Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por autor "Braga, Isabela Cristina Marins"
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Item A pós-graduação em educação no Brasil e no Canadá: aproximações e distanciamentos nos critérios de avaliação(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Braga, Isabela Cristina Marins; Guimarães-Iosif, Ranilce; Shultz, LynetteO presente artigo tem o objetivo de compreender o modelo de pós- -graduação em educação adotado no Brasil e no Canadá, com o intuito de tecer uma análise sobre as aproximações e os distanciamentos dos critérios de avaliação presentes nesses diferentes contextos. O método utilizado se aproxima de uma análise comparativa e utiliza a análise documental como técnica de pesquisa, tomando como referência os principais documentos que normatizam a pós-graduação nos dois países. Os documentos foram analisados a luz das seguintes categorias: organicidade política, avaliação do corpo docente e discente, produção intelectual e inserção social. De modo geral, a pós-graduação brasileira e canadense mostra-se alinhada com a mudança na cultura acadêmica que se fundamenta na avaliação e na performatividade das atividades desenvolvidas. A diferença se esbarra principalmente no aspecto da autonomia e de um maior equilíbrio entre critérios quantitativos e qualitativos, que são mais evidentes no Canadá. O estudo ressalta a necessidade de uma minuciosa análise sobre os desafios e perspectivas vivenciados pela pós-graduação nos contextos investigados, sobretudo no que se refere ao engajamento social e à prática da pesquisa que, dado à demanda por publicação, especialmente no caso brasileiro, pode ficar comprometida.