Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013) por autor "Chávez Achong, Julio"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Universidad Nacional Agraria La Molina – Perú : inclusión social y discriminación social(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Chávez Achong, Julio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoComo foi observado por investigadores da educação superior no Peru e na América Latina, existem dificuldades estruturais no acesso ao ensino superior de qualidade por parte de grupos vulneráveis (pobres, minorias étnicas, grupos urbanos marginalizados, etc.). Ao mesmo tempo que se observam problemas de permanência desses estudantes em resultado da discriminação de contextos institucionais. O projeto intitulado “Quadro do Programa Interuniversitário para a equidade e a coesão social das instituições de ensino superior na América Latina” (RIAIPE3, 2011-2013), de que faz parte a Universidad Nacional Agraria La Molina, no Peru (UNALM), representa um meio interinstitucional que, entre outros fins, visa: “criar e implementar um programa para promover políticas e práticas em instituições de ensino superior na América Latina, que propiciem a equidade em populações vulneráveis e considere como focos: a exclusão, o acesso, a permanência no ensino superior de populações vulneráveis (população rural, indígenas, marginalizados urbanos, etc.) “. É no âmbito deste projecto que realizámos o presente estudo. Esta investigação apresenta uma primeira exploração da problemática da inclusão social numa universidade pública nacional do Perú, a Universidad Nacional Agraria La Molina, no início da segunda década do século XXI, a partir de informações de fontes secundárias e auto-geradas mediante uma pesquisa a estudantes de graduação de dois grupos específicos no segundo semestre de 2011: estudantes que ingressaram no ensino superior e estudantes que concluíram o curso.