Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por autor "Barros, Daniela Melaré Vieira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O papel da educação online na formação de adultos : o caso da Universidade Aberta(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Barros, Daniela Melaré Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoSegundo documentos de organizações internacionais (UNESCO, OCDE, EU), a educação a distância e a aprendizagem online são modalidades que podem responder de forma mais cabal aos desafios que colocam as estratégias de cooperação europeia no âmbito da formação e aos objetivos estabelecidos para os estados-membros nesse contexto. No presente artigo analisam-se alguns desses documentos mais recentes e explana-se o papel da aprendizagem a distância (sobretudo ao nível do ensino superior) no quadro da educação de adultos e ao longo da vida, como um contributo central, em termos de inclusão social e de valorização pessoal e profissional dos cidadãos. Em face de quadros de referência europeus como o das competências em empreendedorismo e o das competências digitais, consideramos que o ensino online será mesmo a resposta mais adequada. Referimos ainda o papel singular que a Universidade Aberta de Portugal (UAb) tem no panorama do ensino superior português, enquanto instituição pública criada especificamente para atuar no contexto de educação a distância e analisamos algumas das formas pelas quais a UAb tem respondido aos desafios que lhe têm sido colocados, considerando a especificidade do seu perfil de estudante e a necessidade de criação de estratégias que conduzam ao cumprimento da sua importante função social.