Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por autor "Fombona Cadavieco, Javier"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Buenas prácticas y multiculturalidad en la educación de personas adultas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Pascual Sevillano, María Angeles; Fombona Cadavieco, Javier; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO interesse pela educação de adultos evoluiu de forma desigual na Europa, como evidenciam os estudos internacionais da União Europeia e da UNESCO. No entanto, nos últimos anos, esse tipo de formação adotou uma mudança consistente com o desenvolvimento económico, político e social. Essa mudança conduz essa aprendizagem para abordagens mais integrativas e participativas, e visa uma maior participação social e o desenvolvimento de competências a partir de uma abordagem multicultural. O objetivo deste artigo é analisar algumas boas práticas na educação de adultos a partir da perspetiva da heterogeneidade dos grupos que convergem nessa modalidade educacional. A partir dos indicadores sobre uma boa prática, analisamos as narrativas de 50 experiências selecionadas de diferentes lugares da União Europeia (Astúrias, Lisboa, Pádua e Paris) e de diferentes tipos de instituições (Centros de formação para adultos e áreas específicas do trabalho universitário para adultos e idosos). A partir dessas análises, concluiu-se que a atitude mais gerada no campo dessa formação é a valorização da diversidade e do multiculturalismo. Isto confirma os novos sentidos que a educação de adultos tem assumido, como foi indicado no relatório da Conferência Internacional sobre Educação de Adultos em 2017.