Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2020) por autor "Lopes, José"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A aprendizagem cooperativa e os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico e criativo: uma experiência no ensino superior(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, CarolineEste artigo contribui para a reflexão sobre os efeitos do uso da aprendizagem cooperativa e dos mapas de conceitos no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em estudantes do ensino superior. O mesmo apresenta um estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com um grupo experimental (n=19) e um grupo de controlo (n=22) com estudantes de licenciatura das áreas de Educação Básica e Psicologia. O grupo experimental foi submetido a estratégias de aprendizagem cooperativa e à elaboração de mapas de conceitos a partir da leitura de textos. No grupo de controlo, a metodologia usada na lecionação dos conteúdos foi o método expositivo. As competências de pensamento crítico e criativo de ambos os grupos foram avaliadas com recurso ao Teste de Pensamento Crítico e Criativo (Lopes, Silva, & Morais, 2019). Os resultados mostraram melhorias significativas nas competências de pensamento crítico e criativo nos alunos do grupo experimental relativamente ao grupo de controlo (d=1.66), sugerindo que o uso da aprendizagem cooperativa e dos mapas de conceitos contribuem positivamente para o seu desenvolvimento, especialmente ao nível das competências de explicação e síntese.