Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia por autor "Quico, Célia, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Connecta TV : modelos de comunicação organizacional : Desenvolvimento, implementação e análise de uma solução integrada aplicada ao mercado do telemarketing nacional(2013) Passos, Jean Philippe Araújo; Quico, Célia, orient.Esta dissertação é um trabalho de projeto que pretende contribuir para o desenvolvimento dos estudos da comunicação organizacional. Devem ou não ser utilizadas soluções digitais em modelos de comunicação organizacional e quaisosbenefíciosdo uso de soluções digitais no âmbito da comunicação organizacional de uma empresa? No corpo de texto deste trabalho surge a resposta a estas questões com base na análise prática da investigação desenvolvida. A investigação desenvolvida tem como objetivo encontrar um modelo de comunicação eficaz baseado no uso de soluções digitais. A solução digital criada, que é o objeto de estudo deste trabalho de projeto, foi desenhada e concebida com a finalidade de ser implementada e testada numa empresa de telemarketing parceira, que atua, essencialmente, em Outbound (venda direta ao consumidor).A solução tem como intenção global envolver e motivar os teleoperadores da empresa, no intuito de aumentara sua produtividade.É descortinada a estratégia e o desenvolvimento da solução criada,assim como a sua avaliação pelos utilizadores, concluindo com uma análise detalhada dos resultados obtidos através daavaliação dos utilizadores.Item Ficção interactiva para pessoas com necessidades visuais(2013) Parelho, Silvia Lourenço; Quico, Célia, orient.A maioria dos jogos é desenvolvida sem ter em consideração a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Esta dissertação visa contribuir para esta área, indo de encontro à carência de jogos destinados ou adaptados a pessoas com necessidades especiais visuais. Jogos para cegos já existem noutros países, mas este projecto tem como objectivo criar um audiojogo em português de Portugal. Para compreender o que torna um jogo acessível ou o que levanta barreiras para os utilizadores com necessidades especiais de visão, esta dissertação revê a evolução dos videojogos, bem como da ficção interactiva e dos audiojogos até ao presente. O resultado desta pesquisa levou ao desenvolvimento de um audiojogo de ficção interactiva, onde a informação é transmitida ao jogador através de áudio e os comandos utilizados foram simplificados. Este projecto tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento de videojogos e audiojogos em português de Portugal, nos quais a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais é a principal consideração.Item LUSÓFONA-PROF MOBILE: Aplicação móvel de apoio aos docentes da Universidade Lusófona(2016) Rodrigues, Timóteo de Almeida; Quico, Célia, orient.Esta dissertação desenvolve-se em torno da problemática associada aos processos administrativos digitais inerentes à atividade de docência. Com esta investigação procura-se dar uma resposta sólida no sentido de coadjuvar os atores envolvidos nestes processos. A questão matriz que norteou todo o projeto é entender em que medida se poderia simplificar procedimentos digitais rotineiros, presentes no quotidiano dos docentes de Instituições do Ensino Superior. Os objetivos centrais presentes na dissertação são, em primeiro lugar estudar de forma holística os processos administrativos digitais e os seus agentes. Em segundo lugar, explorar os diferentes ângulos disponíveis, nas disciplinas inerentes ao design, de utilidade para este projeto. Por fim, este projeto constitui-se também como uma proposta de resposta às indagações presentes, na forma de uma aplicação móvel nativa. É, desta forma, com estes objetivos em mente, que se trilhou esta investigação. Recorreu-se, neste sentido, a uma pluralidade de fontes de informação, tais como a revisão de literatura de diversas áreas do design, conversas informais com pares e a própria experiência do autor desta dissertação. Ademais, recorreu-se ao uso da metodologia qualitativa, cuja fonte primeira foi o corpo docente, sob a forma de entrevistas semiestruturadas, utilizou-se ainda, inquéritos por questionário por forma a recolher de forma mais diretiva e estruturada, informação relevante para a concepção da aplicação. No epílogo desta dissertação, deixam-se propostas de acompanhamento e desenvolvimentos futuros da aplicação móvel, que se acredita serem pertinentes, para a paulatina simplificação das tarefas digitais do corpo docente.