Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias
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Percorrer Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias por autor "Camilo, Cristina, orient."
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Item Efeito mediador da autoeficácia e qualidade de vida na relação entre a participação social e a sintomatologia depressiva nos idosos(2015) Cunha, Joana Filipa Marques da; Camilo, Cristina, orient.O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito mediador das variáveis autoeficácia e qualidade de vida, na relação estabelecida entre a participação social e a sintomatologia depressiva na população idosa. Foi utilizada uma amostra composta por 109 idosos. Cinquenta e seis idosos com participação ativa na comunidade e cinquenta e três idosos não ativos na comunidade. O protocolo de avaliação foi composto por questionário sociodemográfico e as seguintes medidas: Escala de Autoeficácia Geral – EAG (adaptação de Moura & Araújo, 2011); Escala de Depressão Geriátrica – EDG 15(adaptação de Barreto, Leuschner, Santos & Sobral, 2003), Escala de Qualidade de Vida WHOQOL-BREF (adaptação de Canavarro et al., 2006). Os resultados do presente estudo evidenciaram que o modelo de estudo no seu todo é de mediação total e corroboraram as hipóteses testadas.Item Estilos de vinculação e níveis de pensamento criativo na idade adulta(2015) Ribeiro, Vanessa Alexandra Guerreiro; Camilo, Cristina, orient.A presente investigação procurou compreender, de forma inovadora, através de um estudo de carácter exploratório, qual a relação existente entre os vários estilos de vinculação e os níveis de pensamento criativo em sujeitos adultos. Neste sentido pretendemos perceber se a vinculação é determinante para o desenvolvimento das características individuais que estão na base da criatividade. Como ponto de partida, acreditámos que uma vinculação segura estivesse relacionada com uma maior exploração do meio e consequentemente com níveis mais elevados de criatividade.Para o estudo foram utilizados como instrumentos de avaliação, o teste figurativo Test for Creative Thinking- rawingProduction(TCT-DP), de forma a avaliar a criatividade; e a Escala de Vinculação no Adulto (EVA) para avaliar a vinculação. Participaram no estudo, uma amostra constituída por 151 indivíduos, onde 133 participantes eram do sexo masculino (88.08%) e 18 do sexo feminino (11.92%), com idades compreendidas entre 18 e os 61 anos, com uma média de idades de 43.43 anos e desvio padrão de 9.28.A análise estatística realizou-se através de uma regressão linear simples entre as dimensões da EVA e os critérios do TCT, sendo que os resultados se mostraram inconclusivos relativamente ao objetivo em estudo, revelando não haver diferenças significativas na relação entre a vinculação e a criatividade. No entanto sublinha-se o valor da regressão entre a dimensão confiança nos outros e o critério quebra do limite dependente, que se apresentou como tendencialmente significativo.Item Qualidade de vida, satisfação e comunicação com a familia em idosos(2015) Correia, Mara Rute Roque; Camilo, Cristina, orient.O presente estudo teve como principal objectivo comparar idosos institucionalizados e não institucionalizados relativamente à qualidade de vida, à comunicação e satisfação com a família. Foi utilizada uma amostra de 100 idosos, dos quais 50 institucionalizados e 50 não institucionalizados, recolhida, em vários lares e centros de dia do conselho do Seixal e Setúbal. Os instrumentos utilizados foram além de um questionário sociodemográfico para caracterizar a amostra, o Whoqol-bref (World Health Organization Quality of life), uma escala da Organização Mundial de saúde para medir a qualidade de vida e, para estudar a comunicação e satisfação com a família foram utilizadas duas Sub-escalas do Faces IV, um instrumento que avalia o funcionamento familiar, a escala de Comunicação e a escala de Satisfação com a família. Os resultados mostraram que os idosos institucionalizados apresentam maiores níveis de qualidade de vida nas dimensões ambiental e das relações sociais e, tendencialmente os idosos não institucionalizados mostram-se mais satisfeitos com a família, sendo que na comunicação não houve diferenças significativas. Ainda no que toca à comunicação e satisfação com a família como contributo para a qualidade de vida, a satisfação com a família contribui para o aumento da mesma nas dimensões física e psicológica. Já nas dimensões das relações socais e ambiental é a comunicação que contribui para o seu aumento.Item Relação amorosa e vinculação nos jovens adultos(2015) Portela, Tatiana da Silva; Camilo, Cristina, orient.O objetivo deste estudo diz respeito à relação entre a vinculação e as relações amorosas nos jovens adultos, sendo o objetivo fundamental da investigação averiguar de que forma a qualidade da vinculação influencia as mesmas. Como referencial teórico, são abordados a teoria da vinculação, os modelos de desenvolvimento das relações românticas e a vinculação amorosa. Foram questionados135 indivíduos, com média de idades de 22.19 (DP = 1.80), sendo 20 do sexo masculino e 115 do sexo feminino e sendo que 54.5% dos participantes mantinham uma relação amorosa, enquanto os restantes se baseavam na sua relação anterior mais longa para responder às questões colocadas. Foram aplicadas, a Escala de Vinculação do Adulto (EVA), o Questionário de Vinculação Amorosa (QVA) e um questionário de dados sociodemográficos. Existem já estudos que mostram diferenças na qualidade da vinculação no jovem adulto com consequências na qualidade do desenvolvimento e adaptação, com enfâse a nível da competência social e da qualidade da relação com os pares. Com este estudo verificaram-se essas mesmas diferenças, no sentido em que o estilo de vinculação influencia a vinculação amorosa, apesar da capacidade preditora ser baixa. Valores altos na vinculação amorosa confiante associaram-se a valores baixos da vinculação ansiosa; níveis baixos de vinculação segura associaram-se a níveis elevados de vinculação amorosa confiante; e maiores níveis de vinculação amorosa confiante e segura apresentavam também maiores valores de vinculação ambivalente.Item Vinculação, personalidade e funcionamento familiar em estudantes universitários deslocados(2015) Gonçalves, Ângela Carina Sousa ; Camilo, Cristina, orient.Esta investigação tem como objetivo apurar de que forma a vinculação, a personalidade e o funcionamento familiar influenciam a adaptação ao ensino superior e o percurso académico. Neste estudo participaram 60 indivíduos (21 do sexo masculino e 39 do sexo feminino), com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos e com idade média de 22,65 anos. Para avaliara as variáveis os instrumentos utilizados foram as escalas EVA para avaliar o padrão de vinculação do indivíduo, BFI para avaliação da personalidade e FACES IV para avaliação do funcionamento familiar. Os resultados indicam que a adaptação ao ensino superior e a vontade de prosseguir os estudos são influenciados por fatores da personalidade, vinculação e funcionamento familiar.