Percorrer por autor "Álvares, Cláudia, orient."
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Comunicação e desenvolvimento : entre as dimensões teórica e prática do conhecimento(2020) Sousa, Ângelo Paulo Fino de; Álvares, Cláudia, orient.O desenvolvimento dos procedimentos cognitivo-comunicacionais deixa-se apreender no movimento de uma progressiva influência conceptual e metodológica de instrução lógico-formal. A consequência, cada vez mais explícita no nosso quotidiano, surge sob a égide de um distanciamento conceptual entre as parametrizações qualitativas do conhecimento, adquirido no perfil do saber enquanto exemplo, memória ou valor, e as suas parametrizações quantitativas, que o configuram, no perfil da informação, como esquema, registo ou cálculo. Dos juízos de valor para os juízos de facto progredimos no sentido de uma desontologização moral dos fenómenos sociais e humanos, visível na discrepância actual entre as reivindicações normativas das sociedades afirmadas como democráticas e as reivindicações empíricas nelas geradas pelas economias de mercado. Na salvaguarda do imprescindível equilíbrio ética-ciência, não podemos simplesmente preterir a pretensão de validade das perspectivas sócio- -epistemológicas baseadas na concepção intersubjectiva dos valores normativos, em favor da pretensão de veracidade das perspectivas sócio-epistemológicas fundadas na correcção sistémica das relações auto-organizacionais, sem aceitar correr o risco de uma inteira descaracterização do ‘humano’, compreendido, não como inevitabilidade essencial do ser mas, sim, como a realização da mais consensual e participada interacção entre indivíduos livres, atentos e compassivos.Item A construção da democracia em Portugal : análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares(2018) Vieira, Marta Regina Silva dos Santos; Álvares, Cláudia, orient.A presente investigação tem como principal objetivo analisar a construção do conceito de democracia nos discursos dos dois presidentes Portugueses, Ramalho Eanes e Mário Soares, entre 1975 e 1996, correspondendo aos primórdios da IIIª República, o qual marca a consolidação da democracia após o período de ditadura autocrática de Salazar e Caetano, com duração de quase cinco décadas. Incorporando o discurso político a história do local onde se inscreve, ele tem por objetivo agir sobre a realidade social e neste sentido constitui um elemento central na construção do conceito de democracia. O nosso corpora é composto por um conjunto de vinte discursos presidenciais, enquadrando dois tipos: os proferidos à nação em datas simbólicas e de significativa relevância histórica (Ano Novo, 25 de abril, Dia de Portugal e Dia da Implantação da República) e os proferidos por ocasião das Tomadas de Posse presidenciais. A partir dos conteúdos transmitidos nos discursos presidenciais, pretendeu-se compreender de que forma os dois Presidentes contribuíram, com as suas especificidades próprias, para o consolidação do projecto democrático e união da identidade nacional. Para esse efeito, recorreu-se a categorias, pensadas a partir dos conceitos de democracia e poder. O estudo do discurso político implica que se atenda quer à estratégia retórica, quer aos temas principais abordados nos discursos de Ramalho Eanes e Mário Soares, de modo a se entender de que modo as suas prioridades políticas convergiram e divergiram neste período de consolidação democrática. Foram assim formuladas categorias adicionais, contemplando estratégias da negação, inclusão (‘ingroup’ Vs. ‘outgroup’) e da linguística mediante a análise dos verbos utilizados. Recorreu-se à metodologia da análise de conteúdo com software de tratamento de dados NVivo, como base para a nossa discussão e reflexão sobre os resultados obtidos. É possível concluir, com base nos dados coligidos, que Ramalho Eanes predomina na maioria das categorias e subcategorias, significando isto que ele contribuiu de forma mais ativa para a construção e consolidação do conceito de democracia em Portugal do que Mário Soares. Mário Soares tem essencialmente um tema principal de pano de fundo, o do processo de democratização: enaltece os órgãos e instituições, o percurso e avanços alcançados para depois, mais tarde, vir a colocar um conjunto de interrogações acerca do caminho que havia já sido percorrido. Concluímos reforçando a ideia de que, apesar das suas particularidades próprias, tanto Ramalho Eanes como Mário Soares contribuíram de modo significativo para um determinado entendimento de democracia através dos seus discursos políticos presidenciais, os quais são indissociáveis dos factores conjunturais que marcaram o seu contexto espácio-temporal.Item Uma netnografia da participação da vida na fé, nos terreiros de Candomblé e Umbanda, em Portugal(2022) Lima, Anna Maria Salustiano de Andrade; Álvares, Cláudia, orient.Imersos numa sociedade pautada pelas regras do consumo, todos nós, queiramos ou não, necessitamos de estar predispostos a nos “adequarmos” às exigências de um tempo guiado pelo lucro. Com a religião, os interesses mercantilísticos não são distintos, o que a torna em algo que transcende e legitima o discurso que também é social. Através da prática do culto, esta reaviva o local de origem do imaginário diaspórico, imprime-se um carácter associado à redefinição da pertença cultural e histórica dos indivíduos, construída fora da ligação territorial, fixa e nacional. Para tal, contribuiu a comunicação transnacional que derrubou as barreiras nacionais, dando expressão ao modelo que Gilroy designa de «Black Atlantic» (1993), o qual exprime o sentimento de desterritorialização da cultura, com a diáspora a desempenhar um papel importante nesse desenvolvimento. O processo de construção de diásporas é, assim, um domínio semântico mais vasto e igualmente complexo, congregando sentimentos de ambiguidade entre espaço de origem e destino de estabelecimento. Nessa vastidão, que inevitavelmente perpassa o campo tecnológico, apresentamos a composição do contexto religioso e sociocomunicacional do Candomblé e da Umbanda em Portugal, como um fenómeno de ‘Reforma Digital’ (Drescher, 2011), composto por conexão, participação, criatividade, e colaboração voluntária dos usuários, encorajados pelo uso das redes sociais on-line em diversos aspetos da vida diária, incluindo a vida na fé. Num recorte específico dos sites institucionais e de páginas do Facebook, focamos o ‘engajamento’ dos fieis, na página do Templo de Umbanda Tenda de Oxóssi (TUTO) localizado em Aveiro, Templo de Umbanda Pai Oxala (ATUPO), em Braga, Terreiro Espiritual de Umbanda, Caboclo Nharauê, localizado, em Coimbra, Lisboa e no Algarve, Templo Lendas de Aruanda, em Leiria e Templo de Urubatão, na Malveira, para compreendermos melhor esse universo, em que a audiência será também responsável pela dinâmica das alterações nos espaços on-line e presencial. Procuramos demonstrar a harmonia que existe entre a religião, que utiliza novas tecnologias, e as características da sociedade de consumo da atualidade. Ao longo do percurso, traça-se um caminho na busca pela “terra que mana leite e mel” (Êxodo 33: 3), que neste caso “flui com gostos e compartilhamentos” como metáfora para a abundância digital do lugar que se deseja alcançar.Item A new approach to the y generation. Visual and narrative representations of millennials in the spanish cinema of the 21st century(2019) Bullón Moreno, Ana Luz; Álvares, Cláudia, orient.The Y generation, also known as millennials, are the next workforce who are entering the financial market and the labour world. Diverse studies have been developed to understand, tag and anticipate the consumption patterns of this generation, as well as their behaviours towards the labour world. However, not many studies contemplate their cultural background, and there is a gap regarding their frustrations, aspirations and values. Through this research, we compare the image of millennials described in these articles with the one offered by the Spanish press and diverse magazines. We have also performed an analysis of cinematographic objects of a selection of films in which they appear represented. This has helped us get a clear definition of millennials from: the academic atmosphere, the main newspapers and magazines, films whose main characters are millennials, and the documentary project The nineties made me do it, that contains the interviews of eleven Spanish millennials who were asked about all the topics brought up in articles and films. Through a thematic analysis of this material all the representations are compared and divided in topics to clarify some of the stereotypes that are attributed to this generation and to define millennials in all aspects of their life, including the psychological impacts of the world they were raised in.Item A rádio como instrumento pedagógico de difusão dos direitos humanos: a mobilização política da mulher guineense(2014) Almeida, Ana Sofia Carvalho de ; Álvares, Cláudia, orient.A hipótese de investigação para o desenvolvimento da tese cruza a igualdade do género no âmbito da participação política da mulher e a disseminação dos direitos humanos com o meio de comunicação mais abrangente e consequentemente influente, nos países subdesenvolvidos, tendo como país de estudo, a Guiné-Bissau, um dos 10 países mais pobres do mundo, segundo dados das Nações Unidas. De que modo é que a rádio é um instrumento pedagógico no que concerne ao entendimento dos direitos humanos sob o ponto de vista do género, contribuindo para a participação política da mulher? É esta a questão à qual se pretende responder através do aprofundamento da análise quantitativa e qualitativa dos conteúdos radiofónicos que difundem temas ligados à igualdade de género, participação política da mulher e direitos humanos produzidos pela rádio de maior audiência na Guiné-Bissau, por forma a cobrir justamente todo o território continental e ilhas. A captação destes conteúdos foi realizada em períodos distintos, incidindo sobre as celebrações do dia da mulher no mês de Março, o período de campanha eleitoral e as comemorações do dia dos direitos humanos em Dezembro. Para uma melhor comparação e aferição do material recolhido, faz-se uma análise comparativa dos períodos homólogos em 2009 e 2012. Por forma a alcançar os objectivos do estudo, foi utilizada uma tipologia de categorias que define conceptualmente o objecto de análise num sistema que pretende operacionalizar as variáveis inerentes à questão da investigação. A metodologia da análise de conteúdo respondeu às necessidades das prerrogativas quantitativas do estudo, não limitando a investigação a valores estatísticos, explorando ainda o valor conotativo através da análise comparativa. Numa segunda fase, a investigação focou-se na realização de entrevistas a mulheres e homens representantes de grupos específicos, nomeadamente de organismos internacionais, instituições nacionais e da produção de programas, a fim de se explorar a forma como as mensagens são recepcionadas e assimiladas (ou não) quer por mulheres comuns como por mulheres politicamente activas. Estes conteúdos foram alvo de análise, considerando sempre os programas enquanto amostra que espelha a participação da mulher na vida política e económica, promovendo o desenvolvimento do país, através do meio de comunicação social que continua a ser em nosso entender, o mais significativo no contexto da Guiné-Bissau, a rádio.