Percorrer por autor "Almeida Filho, Naomar"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A emergência de modelos contrahegemônicos de educação superior : a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e sua contribuição para a redefinição da geopolítica do conhecimento Manuel Tavares & Tatiana Romão conversam com o Prof. Naomar Almeida Filho(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Tavares, Manuel; Romão, Tatiana; Almeida Filho, Naomar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Professor Naomar Almeida Filho é, atualmente, Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.Item Reforma Cabanis (Circa 1800) : uma reforma universitária sem universidades, esquecida na história da educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Almeida Filho, Naomar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoProponho designar como Reforma Cabanis o conjunto de políticas, normas e iniciativas de reforma do ensino médico que, após a Revolução Francesa, resultaram em modelos de ensino superior orientados ao profissionalismo, à disciplinaridade e à especialização. Neste ensaio, apresento a Reforma Cabanis em mais detalhe, avaliando contextos, estrutura e natureza de suas propostas, buscando compreender porque essa reforma universitária parece ter sido esquecida na história da educação. Na primeira parte, faço breve análise do processo de reestruturação do sistema de educação da França pós-revolucionária, destacando aspectos históricos e político-institucionais da contribuição de Cabanis. Na segunda parte, apresento os elementos principais dessa proposta de reorganização institucional e político-pedagógica do ensino médico que catalisou a criação de um novo modelo de educação superior, onde a universidade tem existência apenas nominal. Na parte conclusiva, indico que, ao instituir o ensino superior baseado em faculdades, profissões, disciplinas e especialidades, com exclusão do conceito de Universidade como formato secular de instituição de formação geral, a Reforma Cabanis configurou um modelo de educação que, orgânico ao capitalismo pós-colonial, tornou-se hegemônico no espaço cultural latino-americano.Item A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Almeida Filho, Naomar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste texto aborda dilemas políticos e institucionais que desafiam a universidade brasileira no contexto atual de crises, conflitos e acomodações nas sociedades contemporâneas. Inicialmente, apresenta-se uma releitura pessoal da história da instituição universitária no mundo ocidental e no Brasil, destacando modelos de arquitetura curricular que polarizam o cenário internacional. Em seguida, avalia-se o crescente interesse do capital financeiro em investir em fusões e aquisições de empresas educacionais como movimento para transformar o ensino superior em bens e serviços, nos termos de acordos internacionais de livre-comércio. Por último, analisam-se as perspectivas da universidade como instituição de conhecimento, num contexto de transformação da educação superior em espaço de negócios e mercado de valores e produtos simbólicos.