Percorrer por autor "Alves, Carla Dimitre Dias, orient."
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Item A articulação curricular no ensino do inglês entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico : perceções de professores(2020) Neves, Paula Cristina Araújo Rosas da Silva; Alves, Carla Dimitre Dias, orient.Na comunidade escolar e educativa, tendo em conta a legislação em vigor bem como a literatura existente neste domínio, a articulação curricular entre ciclos de ensino é arrogada como muito relevante e inferida como facilitadora das transições educativas, promotora da sequencialidade educativa e do sucesso dos alunos. No entanto, a organização escolar, apesar da autonomia e flexibilização curricular implementadas, mantém-se igual há décadas. O objetivo geral deste estudo, é, então, analisar as perceções dos docentes dos grupos de Inglês do 1º e 2º CEB relativamente ao processo de articulação curricular, como promotora do seu desenvolvimento profissional. Optou-se por uma metodologia qualitativa, recorrendo à entrevista estruturada como instrumento da recolha de dados, configurando um Estudo de Caso. O tratamento dos dados qualitativos foi efetuado com recurso ao software WebQDA, e a sua análise insere-se numa perspetiva descritiva e interpretativa. Os resultados obtidos permitem concluir que os professores do 1º e 2º CEB reconhecem as vantagens e a necessidade da articulação curricular na transição para a promoção do sucesso educativo dos alunos. No entanto, mostram conhecer, com pouca profundidade, os normativos legais e reconhecem praticar a articulação mais no âmbito da concretização de atividades comuns. São enumerados constrangimentos como a conciliação de horários e o excesso da burocracia para uma efetiva articulação, sendo que os professores do 2º CEB mostram mais reservas quanto à articulação curricular, reconhecem que o trabalho colaborativo deveria ser uma prática mais consolidada. Assim, apesar da autonomia e flexibilidade curricular, o desafio do desenvolvimento profissional, em colaboração, mantém-se.Item O desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais : contributos da formação continuada(2022) Silva, Ana Karyna Sá Tavares da; Alves, Carla Dimitre Dias, orient.O desenvolvimento profissional se faz por meio da formação continuada. A necessidade de frequentar estas ações de formação surge a partir das exigências da qualidade em educação, da evolução da sociedade, com mudanças sociais, tecnológicas e multiculturais, e da necessidade que os professores sentem em melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta sequência, os professores do ensino fundamental sentiram necessidade de frequentar uma formação de português, o nosso objeto de estudo, para aumentar as suas competências profissionais do ensino da língua mãe e língua transversal a todas as disciplinas. Assim, se pretendeu saber de que forma a formação de português, na percepção dos professores, fez melhorar a sua prática pedagógica, a sua atitude reflexiva e o desenvolvimento das capacidades de leitura e de escrita dos alunos dos anos iniciais, através do ensino explícito e estratégias de português. O estudo empírico assentou em autores como Alarcão (1996), Colomer e Camps (2008), García (1992), Sim-Sim (2007), entre outros. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, em que o instrumento da recolha de dados foi a entrevista. Assim, o estudo de caso se realizou no contexto profissional da investigadora, em uma Unidade Básica de Educação de São Luís de Maranhão, um dos estados do Brasil. Segundo os resultados obtidos, se concluiu que a frequência da Formação Continuada de Português permitiu tornar os professores mais reflexivos que, ao mudarem práticas e estratégias de ensino, potenciaram o desenvolvimento da competência de leitura e da escrita nos alunos dos anos iniciais, transversalmente, em todas as disciplinas.Item Histórias que encantam : importância da leitura na educação pré-escolar(2020) Andrade, Karina Pereira; Alves, Carla Dimitre Dias, orient.Ao falarmos de um país, como Portugal, que tem crescido como sociedade inter e multicultural, a necessidade básica de comunicação, do desenvolvimento da linguagem e da compreensão se sentem, não só na vida da criança, mas em toda a sociedade. Na perspetiva de contribuir para melhorar as competências literácitas, realizou-se o projeto de leitura com crianças da Educação Pré-Escolar, em uma escola pública de Gondomar, a fim de investigar o desenvolvimento das competências de compreensão da leitura, assim como o aperfeiçoamento da linguagem e da comunicação, a partir da audição de histórias que fazem parte da sua realidade e imaginação infantil. Tendo em conta a unicidade, o estudo minucioso de um grupo de crianças bem definido e sendo a unidade de análise relacionada com as questões de pesquisa e o contexto da aplicação, o estudo de caso, de pendor qualitativo foi o mais adequado. A estratégia de investigação-ação de tipo colaborativo, desenrolada no contexto de intervenção pedagógica, permitiu que o projeto fosse avaliado, revisto e reformulado sempre que necessário. A recolha e análise dos dados, numa abordagem qualitativa, contou com diversos instrumentos e técnicas, tais como, diário de bordo da investigadora participante, entrevista às educadoras, inquérito por questionários aos pais, trabalhos das crianças. Em conclusão, os resultados demonstraram que as crianças participantes no projeto “Histórias que Encantam” de facto, adquiriram vocabulário novo que sabem aplicar em novos contextos, são mais comunicativas entre pares e com os adultos e sabem recontar oralmente as histórias com mais destreza de linguagem.