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Percorrer por autor "Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de"

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    Designing inclusive board games : game designers' strategies, challenges, and perspectives
    (2024) Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Mira, Carla Patrícia Gonçalves e Sousa
    Esta pesquisa explora o design inclusivo em jogos de tabuleiro com o objetivo de melhorar a acessibilidade para grupos diversos, incluindo pessoas com deficiência, crianças e idosos. Apesar dos avanços na acessibilidade de jogos digitais, os jogos de tabuleiro físicos muitas vezes carecem de diretrizes para a criação de um produto inclusivo. Este estudo aborda essa lacuna ao examinar as percepções, metodologias e desafios enfrentados pelos designers de jogos de tabuleiro na integração de recursos de acessibilidade. A pesquisa envolveu a análise qualitativa de entrevistas com vinte e seis designers de vários países, idades, gêneros e níveis de experiência. Estas entrevistas foram gravadas, transcritas e sistematicamente codificadas para identificar temas recorrentes e percepções relacionadas ao design inclusivo de jogos de tabuleiro. As principais conclusões destacam aspetos cruciais da acessibilidade: visual, cognitiva, emocional, socioeconómica e interseccional. Os designers enfatizaram a disponibilização de regras claras, com auxílios visuais, elementos táteis e mecânicas adaptáveis para atender às necessidades dos jogadores. No entanto, desafios como os altos custos de produção, o equilíbrio entre inclusão e a integridade do jogo e a resistência do mercado permanecem significativos. Estas conclusões fornecem aos designers uma orientação para integrar a acessibilidade no processo de design dos seus jogos, aumentando a inclusão e o nível de satisfação dos jogadores. Editores e desenvolvedores de jogos podem usar estas percepções para promover novos padrões de acessibilidade na indústria, enquanto os policymakers e organizações da sociedade civil e ativistas podem promover uma cultura de jogo mais inclusiva e aumentar a consciencialização sobre o design acessível. Palavras-chaves: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Acessibilidade, Designers de Jogos de Tabuleiro, Design Inclusivo
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    "Meeple-Centred Design" to assess collaborative play : the case of team3
    (Lusofona University, 2024-01-01) Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de; Casimiro, Cátia Sofia Fernandes; HEI-LAB - Human Environment Interaction Lab; CICANT - Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies
    The social model of disability refers to the fact that disabilities occur when the surrounding environment isn’t prepared to accommodate the needs of People with Disabilities. Since accessibility has been given more importance in several areas of social life, we argue here that board games can also contribute to promoting the social life of People with Disabilities, since they can help combat their social isolation. As such, we will be doing an analysis of a game based on its accessibility.Keywords: Board game accessibility; Team3; Accessibility guidelines; Accessibility evaluation; Inclusion
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