Percorrer por autor "Benavente, Ana, orient."
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Item As dimensões e as causas do insucesso escolar no ensino secundário em Moçambique : um estudo no distrito urbano de Kamavota(2022) Sinre, Pedro Laso; Benavente, Ana, orient.O presente estudo tem como objetivo compreender as dimensões e as causas do fenómeno do insucesso escolar na sociedade moçambicana na província do Maputo. O estudo é de âmbito urbano, com destaque para o caso do Distrito Municipal (DM) de KaMavota. Optámos por uma perspetiva de pesquisa qualitativa e utilizando como instrumento de recolha de dados um questionário aplicado aos alunos, e entrevistas aos professores e gestores escolares. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: que factores contribuem para o insucesso escolar dos alunos no ensino secundário no Distrito Urbano de Kamavota? O objeto de estudo consiste na identificação e análise dos motivos do insucesso escolar no Ensino Secundário Geral na perspetiva de adolescentes/jovens que frequentam um conjunto de três escolas na zona urbana da cidade do Maputo e na perspetiva de professores e gestores. A pesquisa foi realizada nas escolas secundárias de Laulane, Força do Povo, e 1 de Novembro, todas localizadas no DM KaMavota. No estudo foi constatado que o insucesso escolar no KaMavota, na perspetiva dos intervenientes, é influenciado por aspetos sociais, culturais e financeiros da família, pelo grau de participação dos pais na vida escolar do aluno, pelas políticas educativas e a organização escolar, pela qualidade dos professores existentes no Sistema Nacional de Educação (SNE) e pelas caraterísticas e empenho do próprio aluno. O insucesso escolar nas escolas secundárias do DM KaMavota está relacionado com a fraca qualidade do ensino. Esta limitação está ligada à deficiência na formação do professor, que apresenta lacunas como educador e também como aluno. E este problema é agravado com um elevado rácio aluno-professor, que advém da necessidade de expansão do ensino que não está sendo acompanhada com o aumento de infraestruturas e de recursos pedagógicos e pretende obedecer a uma política de educação para todos (EPT). Muitos alunos atribuem o seu fraco rendimento à falta de tempo em casa para preparar as lições devido a trabalhos domésticos, e a participação em atividade de rendimento para fazer face às despesas de educação. A participação dos pais na vida escolar é, ainda, muito limitada, fato que também influencia no rendimento escolar dos alunos, em face da rotura da relação escola-família-comunidade.Item Educação integral : múltiplos olhares dos sujeitos no cotidiano da escola(2015) Nunes, Marisete Domingues Ribeiro; Benavente, Ana, orient.A mudança de paradigma na educação vem construindo um novo conceito sobre o papel da escola, diante dos anseios e perspectiva da sociedade contemporânea. No Brasil, o Plano Nacional da Educação 2011-2020 prevê um aumento de 50% das escolas funcionando em tempo integral, na perspectiva de uma educação integral voltada para a formação do sujeito em sua totalidade. Considerando que apenas o aumento da jornada escolar não garante essa formação, esse contexto favoreceu a escolha da nossa investigação que tem como objetivo analisar as concepções de Educação Integral que vêm sendo tecidas nas escolas públicas municipais e estaduais do município de Recife, no estado de Pernambuco - Brasil, na visão da comunidade escolar, pois consideramos relevante o papel de cada segmento da comunidade no incremento de uma educação voltada para a formação do sujeito em sua integralidade. Perpassando pelas políticas públicas educacionais, que vêm sendo influenciadas pela globalização, promovendo a migração de políticas, que pode possibilitar muitas vezes, a “dialética entre o global e o local”. Para tanto, foi utilizada uma bordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se de técnicas como questionários e entrevistas, destinados a 303 alunos,116 pais e 09 professores das referidas escolas. A investigação esteve apoiada na linha teórica de diversos autores, dentre eles destacamos: Santos (2011), Nóvoa (2009), Mainardes (2006), Esteban (2008), Sácristan (2003), Teodoro (2003), Saviani (2007), Coelho&Cavaliere (2002), Pegorer (2014), Dias & Guedes (2010), Dutra (2013, 2014), Henry (2012), Magalhães (2008). A análise dos dados quantitativos foi feita no SPSS (Statistical Packet for the Social Science). A abordagem qualitativa baseou-se na Análise de Discurso (AD) na linha francesa privilegiando os sentidos e significações do discurso. Concluímos através da análise dos dados, que a comunidade escolar almeja uma educação de qualidade voltada para a formação integral do sujeito. No entanto, existe um desencontro no que se refere a Educação integral e escola em Tempo integral, do qual acreditamos ser necessário um redirecionamento das formações destinadas aos professores, para estudos dessas concepções, e um redirecionamento das ações da escola sobre o papel da família como corresponsável pelo processo de construção do sujeito crítico, participativo e atuante, protagonista do seu próprio conhecimento.Item A expansão do ensino superior no Brasil através da EAD : um estudo dos diplomados no município de Aporá - BA(2021) Gouveia, Dalmo Dantas; Benavente, Ana, orient.A Instituição Escolar, como revelam investigações de autores, reproduz as desigualdades sociais e foi construída a partir de um modelo escolar de cultura letrada que leva a resultados que justificam novas desigualdades, ou seja, a uma inclusão excludente. Ao longo do tempo, principalmente com a transformação econômica, as escolas tiveram de se abrir para todos. Não havendo alternativa, o acesso à escola foi estimulado pelas políticas públicas, mesmo porque, na contemporaneidade, a própria lei reconhece a democratização do ensino como parte da justiça social. No entanto, o indivíduo ao concluir a formação, na maioria das vezes, não consegue corresponder ao conhecimento para o nível adquirido, assim tipificando a inclusão excludente. A partir dos anos 90, o ensino superior sofre uma forte expansão, tendo na modalidade a distância um dos principais veículos utilizados pelo governo no alongamento das matrículas no ensino superior. Neste sentido, visou-se, nesta tese, analisar a expansão dos cursos superiores, no Brasil, através da EaD, investigando seus efeitos junto aos diplomados de Aporá - BA. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa de campo e utilização da entrevista enquanto instrumento para coleta de dados, estes utilizados no confronto do teórico com o empírico. A pesquisa revelou que os diplomados na EaD do polo de Aporá - BA adquiriram conhecimentos frágeis e não os deixaram aptos para o exercício profissional, ou seja, fazem parte do grupo da inclusão excludenteItem Formação de professores de jovens e adultos para o uso das tecnologias da informação e comunicação(2019) Lima, Maria de Lourdes Silva; Benavente, Ana, orient.Observa se no cenário atual brasileiro que a Educação de Jovens e Adultos tem obtido há décadas o mesmo resultado no que tange à p ermanência e aprendizagem do aluno, assim como a formação do professor que assume as turmas da EJA . O conhecimento faz parte de uma sociedade e, como premissa social, todos têm o direito de aprender e contribuir com seus conhecimentos com igualdade e aprov eitamento dos benefícios do saber. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e essa tem sido implementada por meio de políticas públicas criadas pelo Governo Federal e executada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em regime de colaboração com os estados e municípios, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino integrante da Educação Básica. Seu objetivo é atender os alunos que não concluíram os estudos regulares em conformidade com a sua faixa e tária, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A presente dissertação busca responder, então, os seguintes questionamentos: Os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos possuem formação adequada para trabalhar com essa modalidade de e nsino? Como as Tecnologias da Informação e Comunicação ( TIC ) podem contribuir para o desenvolvimento do processo de aprendizagem? Melo e Benavente 1978 ), Perrenoud (1999/2000), Menezes e Abreu (2010), Freire (1976/2000), Ireland (2009), Haddad (2002), Fer nandez (2015), Hora (2010), como também a própria Constituição Federal (1988), Constituição do Maranhão (1989), Lei de Diretrizes e Bases nº 9394 (1996), entre outras bases legais e pensadores, dão os subsídios para o embasamento teórico desta pesquisa cie ntífica. Tratando se de uma investigação de caráter exploratório e descritivo, abordou se como público alvo 20 discentes e 10 docentes inseridos na modalidade EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca. O s dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, de modo a compreender o processo de ensino a partir do nível de formação dos docentes que lecionam na modalidade EJA. Procurou se também saber quais são os procedimentos didáticos adotados em sala de aula, se os professores aplicam TIC de alguma maneira e, ainda, se consideram a tecnologia importante para obter melhoria da aprendizagem dos alunos. Finalmente, pretende se ainda conhecer a visão dos pesquisados sobre a eficácia do uso desses recursos no ensino e aprendizagem. O objetivo geral desta dissertação é de investigar o nível de formação dos professores que atuam na modalidade Educação de Jovens e Adultos e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis no IFMA Campus Zé Doca.Item A formação profissional na criação de autoemprego nas regiões periféricas: Cabo Verde – Ilha de Santiago (2005 a 2010)(2013) Mendes, Lúcio Cabral; Benavente, Ana, orient.O objetivo deste trabalho de investigação é compreender a importância da formação profissional na criação do autoemprego (self-employment) nos países periféricos, particularmente Cabo Verde, ilha de Santiago. A criação do próprio emprego é cada vez mais urgente e necessária para lutar contra o flagelo do desemprego que assola todos os países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento. O autoemprego é visto como resultado do empreendedorismo, uma arma certeira para destronar as taxas do desemprego que transformam a teoria do pleno emprego numa mera utopia do século XXI. O autoemprego como parceira do emprego assalariado, situado no lado oposto da barricada, caracterizado pela independência e autonomia dos trabalhadores. A formação profissional é determinante para a qualificação das pessoas, necessárias tanto para o emprego como para o autoemprego. A articulação entre os sistemas de educação/formação/emprego foi a base concecional deste trabalho, visando o autoemprego como uma vertente específica de todo esse processo investigativo. Ao abordar o autoemprego ou o emprego assalariado necessariamente a educação e a formação não podem ficar de fora, visto que são factores fundamentais na vida de um individuo. A formação profissional tema muito discutido e acarinhado por todos decisores políticos, constitui a esperança para a retoma da economia e melhoria de bem-estar das pessoas. Não há formação sem a educação e sem estes dois não há emprego e o autoemprego, neste mundo global, tecnológico e competitivo. Trata-se de uma investigação em educação, mais especificamente no domínio da formação profissional e na sua articulação com o autoemprego, área de conhecimento, fronteira ténue que cruza a educação, a formação e mercado de trabalho que, pela sua natureza requer abordagens multidisciplinares. A nossa investigação procura antes de mais compreender a formação profissional como mais-valia para um indivíduo na inserção no mercado de trabalho e o impato da formação profissional nos jovens diplomados na criação de autoemprego, no contexto cabo-verdiano. A questão principal do nosso estudo é avaliar o impato da criação do autoemprego pelos diplomados de formação profissional, no crescimento desta modalidade e na determinação do seu sucesso em Cabo Verde, particularmente na ilha de Santiago entre os anos de 2005 a 2010.Item A liderança escolar : diferentes olhares : Portugal 2013(2013) Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Benavente, Ana, orient.Com a presente investigação, que denominamos Liderança escolar: diferentes olhares - Portugal 2013 pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa. O objetivo central é o de procurar conhecer diferentes olhares dos atores envolvidos diretamente nas lideranças das escolas públicas portuguesas no ano de 2013, em um momento de alterações introduzidas pelas legislações que transformam as regras relativas à liderança. As mudanças são políticas e administrativas no âmbito da direção e da gestão, exercendo um papel importante nas conceções dominantes da liderança, desde o processo de candidatura, ao ato concreto da nomeação do diretor nas escolas públicas portuguesas. Para tanto, buscou-se literatura referente ao tema da liderança e das teorias administrativas. Esta pesquisa desenvolveu-se utilizando a metodologia de entrevistas exploratórias aos participantes envolvidos na conceção e na prática da liderança das escolas. Os atores acima referidos são: o Presidente dos Conselhos de Escola - que também hoje está à frente de uma liderança escolar, um responsável pela educação numa autarquia, professores e ainda pais de alunos de diversos graus de ensino, sendo um deles representante do Conselho Geral. Todos aceitaram participar voluntariamente neste estudo. Para tal, os entrevistados apresentaram suas respostas com base nos dados escolares do ano de 2013. Na revisão de literatura, mostramos a história, a origem, os conceitos, as teorias, os tipos de liderança caracterizados por diversos autores. Destacamos algumas teorias mais marcantes para subsidiar a pesquisa. A metodologia traduziu-se num guião de perguntas, que foi explorada através de entrevistas áudio gravada, com os atores já mencionados. Os dados recolhidos foram analisados tendo em conta os diversos enquadramentos teóricos de referência. Tal análise permitiu-nos caracterizar os conceitos, as opiniões e o papel de cada um quanto a gestão e liderança da escola pública. A pesquisa revela uma predominância de conceitos referentes ao “perfil democrático” com alguns traços de uma “liderança situacional” e outros “autocráticos”. Na conceção dos atores estes estilos de liderança ora adotado, poderá ter resultados comprometedores para aqueles que mais necessitam da escola: “os alunos”.Item Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais : o autismo na perspectiva dos profissionais(2021) Marchi, William Ricardo de Almeida; Benavente, Ana, orient.As práticas sociais constitucionalmente garantidas ainda não foram efetivadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Essas questões ainda permanecem em campos obscuros e permeados de práticas insuficientes e distantes das garantias legais a estes designadas. A presença desse desfasamento entre a teoria e a prática está apontada em estudos anteriores, havendo, assim, emergente necessidade de procedimentos e novos estudos geradores de condições rumo ao desenvolvimento efetivo de tais processos. Objetivando analisar o que dizem os profissionais que atuam no atendimento/acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA sobre os direitos, as políticas públicas existentes e processos de intervenção adotados para a evolução e inserção social e educacional desses, o presente estudo investigativo buscou identificar o que sabem os profissionais sobre os direitos previstos no arcabouço jurídico relativo às pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, bem como conhecer os relatos dos profissionais sobre as práticas que consideram caracterizar as intervenções junto à essas pessoas, para depois comparar as garantias propostas na legislação com a efetivação observada nas falas dos referidos sujeitos. No estado da arte foram direcionados autores conceituados e pertinentes para constituição do estudo investigativo segundo as especificidades encontradas em cada capítulo e utilizadas documentações e legislações específicas para embasar as análises e questões legais apontadas neste. Tratou-se de investigação científica acadêmica de natureza qualitativa, via coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com procedimentos metodológicos de Análise de Conteúdo, pautados em abordagem pragmática cujo objetivo esteve em investigar o possível para transformar. As análises das falas dos sujeitos entrevistados comprovaram o desfasamento existente, restando evidenciado que todos esses profissionais sofrem com as barreiras da inclusão social, não encontrando meios, modos ou oportunidades de desenvolvimento, destacando-se a necessidade quanto ao aprofundamento de políticas públicas adequadas para permear tais obstáculos, num unânime clamor por Educação. Com foco nas necessidades dos próprios profissionais, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas famílias identificadas nas falas dos sujeitos, foram, ao final, ofertadas proposituras de políticas públicas adequadas, direcionadas às áreas jurídica, assistencial, clínica e educacional.Item A ''realidade'' e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola(2016) Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Benavente, Ana, orient.O Ensino Superior está em mutação em Angola. As expetativas e perceções dos universitários influenciam a motivação, adaptação e (in)sucesso académico. Esta pesquisa bibliográfica, documental e empírica, pioneira em Angola, respondeu à questão «Quais são as expetativas e as perceções académicas dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe (na fase de entrada e saída da licenciatura e de reingresso, segundo o ano, sexo, curso e regime)?». A pesquisa definiu os seguintes objetivos gerais: conhecer as expetativas académicas dos alunos em diversas situações e momentos do seu percurso, como referido, sobre o valor atribuído à conclusão da licenciatura, sobre a Instituição, e sobre o (in)sucesso e abandono. A população foi constituída por estudantes do 1.º e 4.º ano em 2015 (N=519). Os dados foram recolhidos através de grupos focais, questionários e entrevistas semiestruturadas. Ao contrário do que revelam estudos doutros países, os resultados obtidos revelam expetativas medianas no início da formação e elevadas no seu final (tais diferenças podem ser devido às características de Angola). Mostram também que as mulheres e os homens apresentam diferentes expetativas e perceções da «realidade» académica; e, também, a necessidade de alterações institucionais como a criação de serviços de apoio psico-sócioeducativo para maior sucesso académico.Item As relações entre escolas-famílias : um estudo de caso em Barra Mansa e Volta Redonda(2021) Brasil, Maria Tertuliana; Benavente, Ana, orient.Este trabalho investigativo teve como sua problemática as relações democráticas entre famílias e escolas nos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, tendo como pano de fundo a pandemia Covid-19 e como pergunta de partida: as relações entre escolas-alunos famílias vêm contribuindo para que as mesmas sejam, «substancialmente» mais democráticas? Aranha (1992), como? Procurou verificar se essas relações entre escolas e famílias são promotoras de democracia substancial para além da democracia formal. Para tanto se propôs ouvir famílias, funcionários escolares e corpo pedagógico, administrativo e gestor, com o objetivo de: analisar as avaliações que tais intervenientes fazem dessas relações escolas-famílias; identificar sob que quadro de valores estão fundamentados em suas avaliações, descrever como se sentem nestas relações todos os intervenientes; identificar se as famílias participam dos processos educacionais de forma dialógica; descrever os entraves percebidos nessas relações; compreender e descrever essas relações sob o ponto de vista docente e dos especialistas de educação. A Metodologia utilizada contou com um estudo prévio através de inquéritos por questionários, utilizando a ferramenta google forms, necessária no contexto Covid 19, no mês de julho de 2020, em que a investigadora não poderia estar no territóro da investigação. Em seguida no mês de novembro de 2020, quando houve possibilidade de seguir com a investigação de caráter qualitativo, contou com a participação voluntária de famílias, professores, diretores escolares, equipes pedagógicas e secretarias de educação em entrevistas, focus group e individuais, contando com uma variedade de instrumentos e formas de recolha de dados. Todas as entrevistas foram filmadas, priorizando a qualidade da investigação, com a as devidas autorizações e acordos de anonimato e confidencialidade. A intenção de comparar as relações entre duas cidades vizinhas objetivou a reflexão sobre as possíveis aprendizagens e colaborações futuras entre as mesmas. Quanto aos objetivos estabelecidos para essa investigação podemos dizer que todos foram alcançados. Quanto aos valores que embasam as avaliações por parte de todos os colaboradores dessa investigação, esses sinalizam estar de acordo com os quatro pilares da educação segundo Delors (1996); apontam para um panorama complexo de interação em que se percebe tanto a participação ativa quanto passiva das famílias, denunciando em seus discursos possibilidades de atitudes críticas tanto quanto ingênuas. Quanto aos sentimentos demonstrados o de pertença, o de rejeição/discriminação são concomitantes, às vezes no mesmo campo. Quanto à participação ficou latente a necessidade de formação para que as famílias se apropriem desse seu direito. Muitas não a percebem como direito e há quem nem saiba o que significa democracia. Quanto aos posicionamentos da escola através de seus docentes, coordenadores, gestores ficou evidente a complexidade da tarefa em garantir escola para todos e todas com a garantia dos direitos de participação democrática. Alguns demonstram andar na lógica A com B, diálogo, defendido por Freire (2020), outros no antidiálogo denunciado por Freire (2020), na lógica A sobre B. A investigação possibilitou verificar que nas duas cidades há muito o que se fazer para a promoção da cidadania e participação democrática; que há necessidade de se investir em formação cidadã tanto entre as famílias quanto entre os docentes; que Volta Redonda já possui algumas práticas de formação cidadã entre as famílias, entretanto há ainda o que melhorar para além da formalidade, em direção à substancialidade. E que em Barra Mansa há um campo fértil para a intervenção na área de formação cidadã tanto entre os docentes quanto entre as famílias e nas relações de ambas. Respondendo à pergunta de partida: as relações entre escolas-famílias não vêm sendo promotoras de cidadania substancial para além da formal, e só com a simultaneidade dessas democracias poderemos garantir escola para todos e todas. Algumas propostas: criação de projeto de educação parental para o fortalecimento da cidadania e participação democrática, através de parcerias com as universidades públicas e privadas da região e ONGs. É possível que os resultados deste trabalho venha contribuir para o maior envolvimento das famílias e escolas na busca de uma democracia substancial, democracia reclamada, cidadania participativa. Desejamos que mais pontes de diálogos sejam emergidas na lógica A com B, em que as escolas e as famílias superem a lógica A sobre B. Concluímos que precisaremos de nos descontruir, de nos reformular, de nos descentrar, para que haja mudança tipo 2, ou seja, aquela que permite uma reestruturação dos quadros de referências para uma lógica superior, mais solidária, humana, democrática, cidadã.