Percorrer por autor "Brito, Keila Rosa dos Santos"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação do campo e a pedagogia da alternância: um estudo de caso em São Felix do Xingu-Pa(2013) Brito, Keila Rosa dos Santos; Gomes, Manuel Tavares, orient.Este trabalho se inscreve como uma ferramenta de busca na tentativa de compreender o fenômeno educacional através de uma pedagogia diferenciada, porém direcionada aos jovens agricultores. Essa pedagogia tem sido usada como objetivo central nas Casas Familiares Rurais, na tentativa do desenvolvimento de uma educação rural pautada na valorização do homem do campo como sendo um agente de mudança política, econômica e social. É assente nesse novo paradigma educacional que procuramos verificar se as práticas educativas da Casa Familiar Rural - CFR de São Félix do Xingu no Estado do Pará, norteadas pela Pedagogia da Alternância atende aos anseios da população rural, assim como detectar fatores que influenciam sua expansão. Para tanto, adotou-se o estudo de caso, através dos métodos qualiquantitativos com análise quantitativa dos dados do questionário e análise de conteúdo das entrevistas, por acreditarmos serem estes fornecedores de suporte adequado para a realização de nossa pesquisa. Os resultados encontrados possibilitaram o entendimento de que esse novo modelo educacional norteado pela Pedagogia da Alternância, tem se firmado como uma alternativa positiva para o jovem agricultor da região, porém, a falta de uma política pública voltada para a educação do campo tem sido fator de influência no sucesso e expansão dessa Instituição de Ensino. Palavras – Chave: Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Casa Familiar RuralItem Política pública de educação do campo : uma análise do Pronera - da proposição à efetivação(2024) Brito, Keila Rosa dos Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar a política pública da Educação do Campo denominada Pronera, a partir da articulação entre discursos e textos de construção no âmbito da proposição e sua efetivação. Para tal abordagem, lançamos mão do referencial teóricoanalítico da Abordagem do Ciclo das Políticas, de Stephen Ball e colaboradores, elegendo três contextos [de influência, de produção de textos e da prática], articulando-o com os conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil, hegemonia, ideologia e classe subalterna. Esse referencial possibilitou compreender as influências que incidiram sobre o Pronera, o arranjo que garantiu a construção dos textos dessa política e a forma em que esse Programa foi posto em prática por gestores, professores e estudantes do curso de Letras em São Félix do Xingu, no estado do Pará. Concluímos que a dimensão da transposição do Pronera foi marcada por um intenso processo de disputas ideológicas que mudou os rumos e o sentido da proposta de Educação do Campo, e que o Estado vem assumindo o controle dessa política, desvitalizando e subvertendo o seu conteúdo original em nome de um modelo de desenvolvimento econômico que privilegia o agronegócio e a exploração intensiva dos recursos naturais. Palavras-chave: Brasil; Educação do Campo; Política Pública; Pronera