Percorrer por autor "Dominguez, Caroline"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Application of the ADAPTED FRISCO framework in case-based learning activities(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Monteiro, Maria João; Rainho, Maria da Conceição; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAcquisition of clinical skills is of upmost importance for health sciences professionals, and a guarantee that safe and effective patient care will be provided. Clinical competencies may encompass a series of skills that are introduced through graduation and developed during professional activity, namely the technical skills, communication skills, clinical reasoning and reflexion in daily practice. Therefore, clinical competence is not a static skill, but it grows with practice and is lifelong learning. Case-based learning is frequently used to enhance learning in clinical reasoning and judgment for rational decision-making, competencies that are also associated to critical thinking. To be effective, casebased activities need to be structured, the learning objectives adjusted to each situation and students sought to be guided throughout the activity, so that they are actively engaged in the learning process bridging learning to professional environments. In this paper the authors present a model for a case-based activity aiming to enhance clinical competency in health science students. Framed by the application of the FRISCO guidelines adapted in previous work, the authors illustrate, by an example, how, in the proposed activity, congruence may be achieved among intended learning, instructional activities, and assessment methods while teaching diagnostic reasoning to health sciences students.Item A aprendizagem cooperativa e os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico e criativo: uma experiência no ensino superior(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo contribui para a reflexão sobre os efeitos do uso da aprendizagemcooperativa e dos mapas de conceitos no desenvolvimento dopensamento crítico e criativo em estudantes do ensino superior. O mesmoapresenta um estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com umgrupo experimental (n=19) e um grupo de controlo (n=22) com estudantesde licenciatura das áreas de Educação Básica e Psicologia. O grupoexperimental foi submetido a estratégias de aprendizagem cooperativa eà elaboração de mapas de conceitos a partir da leitura de textos. No grupode controlo, a metodologia usada na lecionação dos conteúdos foi ométodo expositivo. As competências de pensamento crítico e criativo deambos os grupos foram avaliadas com recurso ao Teste de PensamentoCrítico e Criativo (Lopes, Silva, & Morais, 2019). Os resultados mostrarammelhorias significativas nas competências de pensamento crítico e criativonos alunos do grupo experimental relativamente ao grupo de controlo(d=1.66), sugerindo que o uso da aprendizagem cooperativa e dos mapasde conceitos contribuem positivamente para o seu desenvolvimento, especialmenteao nível das competências de explicação e síntese.Item Critical thinking education in the portuguese higher education institutions : a systematic review of educational practices(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Cruz, Gonçalo; Payan Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA educação do Pensamento Crítico (PC) tem sido uma preocupação crescente no contexto do Ensino Superior (ES) português, tanto para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho, como para responder aos desafios societais cada vez mais complexos. No entanto, há ainda uma carência de estudos sistemáticos de revisão da literatura que caracterizem as diferentes práticas educativas de PC adotadas pelos docentes universitários. Assim, a presente revisão pretende compreender em que sentido os docentes portugueses do ES têm desenvolvido competências e disposições de PC nos seus alunos, de forma contínua, explícita e eficaz. Seguindo as etapas de métodos de revisão da literatura, foram analisados 27 estudos empíricos. Os resultados mostram que, embora as práticas educativas de PC tenham aumentado gradualmente ao longo dos anos, as mesmas tendem a ser adotadas de forma implícita, não-intencional e em curtos períodos de tempo, desvalorizando o desenvolvimento de disposições de PC em sala de aula. Verifica-se a necessidade da existência de estudos complementares (experimentais, longitudinais), a fim de avaliar a permanência ou generalização do PC nos estudantes. Trabalhos futuros deverão estimular uma discussão mais aprofundada sobre como superar as dificuldades encontradas, orientando docentes e instituições de ES no desenvolvimento, suporte e avaliação de práticas educativas de PC.