Percorrer por autor "Franco, Dulce"
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Item O Educador Social no século XXI: perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-06) Sanches, Isabel; Franco, Dulce; Jacinto, Maria Manuela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste estudo, partimos da seguinte questão: qual a situação profissional e a intervenção socioeducativa dos diplomados em Educação Social, em 2017/18 e 2018/19, numa Instituição de Ensino Superior (IES) privada em Portugal. Elencámos como objetivos: caracterizar a situação profissional dos diplomados e analisar a sua intervenção socioeducativa, após a conclusão do curso. Foi construído, testado e aplicado um questionário, de questões abertas e fechadas. Procedeu-se ao tratamento da informação, mediante os descritores: (i) caraterização dos participantes; (ii) motivações e expetativas; (iii) nível de satisfação académica; (iv) oportunidades profissionais. Constatou-se a precaridade e baixos salários no que reporta à situação profissional dos diplomados; um elevado nível de satisfação em relação à formação e dificuldade em obter emprego na área da formação, por pouca oferta de emprego, devido ao desconhecimento da área e do seu potencial. Conclui-se sobre a importância da divulgação da formação de um perfil holístico do Educador Social (ES), sustentado por competências socioprofissionais e um saber pedagógico e social específico que se consolide como vetor de empregabilidade, em territórios e contextos diversificados, capazes de responder aos desafios da contemporaneidade.Item Impactos do ensino remoto no ensino superior privado em Portugal: competências socioemocionais e digitais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Luz, Filipe Costa; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Comissão Europeia, no Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027. Reconfigurar a educação e a formação para a era digital (2020), sub linha a necessidade de explorar o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem e o ensino e desenvolver competências digitais para todos. Nesta era digital, a educação tem um papel essencial na modificação da sociedade, assim como, a tecnologia. Juntas compreendem uma dimensão fundamental de mudança social, já que a evolução e a transformação das sociedades são construídas por meio da interação complexa de fatores culturais, económicos, políticos e tecnológicos. Face a este enquadramento, os objetivos que nortearam esta investigação foram captar e comparar as perceções de estudantes do ensino superior privado (universitário e politécnico) sobre o ensino remoto nas aprendizagens e analisar o impacto desta modalidade de ensino nas competências socioemocionais e digitais. Para conduzir este estudo, a metodologia utilizada foi a construção e aplicação de um questionário a estudantes de diferentes cursos de duas instituições de ensino superior privadas. A amostra foi intencional (Creswell, 2014). Os dados foram recolhidos via questionário on-line, composto por questões de escolha múltipla e abertas. Os resultados deste estudo mostram que as medidas de confinamento impostas afetaram a forma de estar, de aprender e de ensinar. E que os estudantes inquiridos apresentam uma similaridade em termos de competências socioemocionais mas divergente no respeitante a competências digitais. Defendem, na sua grande maioria, uma aposta inequívoca no ensino híbrido. Por esta investigação, de carácter exploratório, podemos concluir que a utilização das tecnologias, exploradas nas aulas on-line, representam uma grande possibilidade de dinamização do ensino pós-pandemia, e que as competências digitais são estrategicamente importantes no contexto das transições ecológica e digital. Palavras chave: ensino remoto emergencial; ensino superior; competências socioemocionais; compe tências digitais.Item Teoria da deriva dos continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, Bento; Franco, Dulce; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Teoria da Deriva dos Continentes, do alemão Alfred Wegener, revolucionou as Ciências da Terra no início do século XX. Este estudo, integrado num projecto de investigação mais vasto sobre manuais escolares, mostra como os autores de dois manuais de Ciências Naturais do 3.º Ciclo do Ensino Básico apresentaram essa teoria. Para tal, analisou-se a exploração dos argumentos usados para a validar, assim como a iconografia, as fontes de História da Ciência e as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade utilizadas em seu suporte. A análise dos resultados mostrou que o percurso exploratório da Deriva dos Continentes foi semelhante, embora se tenham aferido algumas diferenças nas estratégias pedagógicas usadas para a explicar. Para suster a análise dos argumentos paleontológicos, paleoclimáticos, litológicos e morfológicos da Deriva dos Continentes, os autores utilizaram essencialmente ilustrações esquemáticas. O recurso à História da Ciência foi intensivo, tendo sido ainda apresentadas algumas relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade durante a exploração da teoria, num enquadramento pós-positivista da natureza da ciência.