Percorrer por autor "Galego, Carla"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Emancipação, ruptura e inovação : o "focus group" como instrumento de investigação(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Galego, Carla; Gomes, Alberto Albuquerque; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Benavente, Ana; Teodoro, António; Serrão, Jacinto; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Jorge; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Maria Odete Emygdio da; Rechena, Aida; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Galego, Carla; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Duarte, Rosa Serradas; Costa, Carlos Smaniotto; Craveiro, Clara; Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Martins, Ernesto Candeias; Mascarenhas, Daniela; Maia, João Sampaio da; Sola Martinez, Tomás; Hinojo Lucena, Francisco Javier; Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina; Vale, Ana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTodos os livros têm uma história. Esta obra coletiva tem a sua, como não podia deixar de ser. Nasceu de uma crítica de Carlos Alberto Torres que, enquanto mem bro da Comissão Externa de Acompanhamento e Aconselhamento do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), nos chamava a atenção para o limitado conhecimento mútuo que possuíamos sobre o trabalho, as preocupações científicas, os quadros teóricos utilizados de cada um de nós. Aceitando essa observação critica, foi então decidido, entre outras ações, publicar duas coletâneas com uma seleção de textos, em Português e Inglês, publicados por investigadores do CeiED no período compreendido entre 2013 e 2017. O presente livro corresponde à edição de trabalhos publicados originalmente em Português.Item A profissão académica nas universidades e as políticas de educação superior: os casos de Portugal e Espanha(2014) Galego, Carla; Nóvoa, Carlos Alberto Torres, orient.O objectivo do estudo desta tese passa por analisar e conhecer, em dois Estados nacionais distintos – Portugal e Espanha –, e no quadro das sucessivas reformas universitárias das últimas quatro décadas, as transformações ocorridas nas condições e nos contextos de trabalho da profissão académica em universidades públicas nestes dois países. Para tal, partimos do princípio que não se pode estudar políticas educativas de um país tendo apenas como contexto os aspectos sociais, políticos e económicos circunscritos ao espaço nacional de um Estado-nação. No campo teórico, procurámos compreender o conceito de «profissão académica» na sua relação com a universidade, tendo como pano de fundo o actual processo de reforma política que a universidade está a atravessar no contexto europeu, convergente com a intenção de criar um novo modelo de universidade que conduza ao proclamado Espaço Europeu de Educação Superior. Para tal, mobilizámos autores de referência tanto do estudo da profissão académica como do campo das políticas educativas do ensino superior. O campo empírico, enquadrado numa investigação de natureza qualitativa e centrado num «estudo colectivo de casos», mobiliza a análise resultante de um conjunto de entrevistas a professores e investigadores de universidades públicas em Portugal e Espanha. Não se tratando de um «estudo comparado», a comparação surge como inevitável para conhecer como é que estes dois países respondem internamente a directrizes políticas comuns convergentes com a intenção de criar um modelo de universidade europeu. Conclui-se que directrizes iguais conduzem a reformas políticas nacionais diferentes, mas com impactos semelhantes. De entre estes, destaca-se a importância que as reformas na política científica – por via do modelo de avaliação – têm tido na reconfiguração dos contextos e das condições de trabalho da profissão académica, ao ponto da utilização da expressão «professor universitário» não representar mais a profissão académica: a docência deixou de ser o elemento chave na profissionalidade deste grupo de profissionais.Item Teaching and learning research methodologies in Education: a systematic literature review(Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2023-02-07) Matos, João Filipe; Piedade, João; Freitas, André; Pedro, Neuza; Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Galego, Carla; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis study aims to contribute to understanding of the state of the art regarding the pedagogical cultures associated with teaching and learning research methods in advanced studies education through the identification of trends and pitfalls. The rationale behind this objective is the recognition that most of the research in education comes from academic programmes, in particular master’s and doctoral programmes, which generally include research methods as components. A systematic literature review was adopted as the research methodology, following the PRISMA model. Three stages of article selection were implemented, resulting in the selection of 68 studies out of an initial set of 3631 articles found in the main journal databases. Three specific dimensions were addressed: (i) methodological knowledge, (ii) research competencies, and (iii) pedagogical practices in teaching research methods in education programmes. The results illustrate the complexity of the subject. Learners are constantly reported to hold negative attitudes towards research methods courses, apparently due to instructors’ pedagogical difficulties, which translate into restricted understandings of methodological knowledge. Several misunderstandings between learners and teachers are identified which call for action towards the construction of a research-based scientific culture that will lead to inclusive pedagogical practices in which teachers and learners act as researchers. Keywords: research methodologies in education; teaching research methods in education; learning research methods in education; systematic literature review; learning-centred course designs; pedagogical culture; scientific cultureItem Teaching research methods courses in education: towards a research-based culture(Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2023-06-08) Matos, João Filipe; Freitas, André; Estrela, Elsa Maria Bacala; Galego, Carla; Piedade, João; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis paper aims to identify and discuss what constitutes a research-based pedagogical culture in teaching research methods courses in master’s and doctoral programs in education. The discussion draws on empirical results of a set of five focus group interviews with teachers responsible for teaching research methods courses in educational programs in higher education institutions in Portugal. Data are analyzed and interpreted within a situated learning framework that acknowledges the relevance of creating social learning spaces which accommodate the variety of students. The article closes with a characterization of what could be a research-based pedagogical culture in teaching research methods in advanced studies in education in the near future. Keywords: research methodologies in education; teaching research methods; student-centered learning approach; pedagogical culture of research methods