Percorrer por autor "Joana, Luciana"
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Item Uma análise comparada : sistemas inspetivos de alguns países(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSão reconhecidos os esforços de diversos países na criação de organismos cuja responsabilidade principal é a de garantir o cumprimento de padrões altos de qualidade no ensino que se ministra. Partindo do pressuposto de que as várias propostas teóricas situam a Inspeção da Educação em campos cujos terrenos fazem variar a forma como é percecionada e entendida, foi nosso objetivo realizar uma análise comparativa entre sistemas inspetivos de alguns países, possibilitando a construção de uma teia de características e especificidades que individualizam cada um deles e permite uma maior e mais profunda compreensão do sistema inspetivo português. Foi possível verificar a existência de um corpo inspetivo plural que, a nível organizacional, vai gozando de um maior ou menor grau de dependência em relação ao ministério que serve, revelando o nível de centralização das políticas educativas de cada país e a confiança que é depositada na organização enquanto organismo responsável por garantir e promover uma educação de qualidade.Item A Atividade de Acompanhamento da Ação Educativa da Inspeção: Propósito Controlador ou Emancipatório?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho de pesquisa incide sobre a ação da inspeção da educação ao nível dos Programas de Acompanhamento, em particular sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa (AAE), que é apresentada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) como um instrumento que visa o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado pelas escolas. A dicotomia que se estabelece entre controlo e emancipação, quando em causa está a atuação da inspeção junto das escolas, foi decisiva para definirmos como objetivo conhecer as representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos inspetores a respeito dos fundamentos e metodologias da inspeção no desenvolvimento da atividade AAE. A opção metodológica, de natureza qualitativa, recaiu sobre um estudo de caso, utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de recolha de dados. A totalidade dos 21 participantes na investigação divide-se por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com cargos e sem cargos (19), e inspetores (4). Os resultados da investigação evidenciam o grau de concordância e discordância em relação ao papel da inspeção, mais concretamente em relação à importância e eficiência do AAE. A tensão entre controlo e emancipação emerge nas representações dos sujeitos que acaba por evidenciar uma diferenciada apreensão da mais-valia do AAE.Item Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDe forma recorrente, a educação aparece como meio privilegiado ao serviço de uma sociedade mais justa e preocupada com o bem comum. Como tal, o foco na desigual partilha de bens, causa da existência de formas de vida comunitárias distintas, obriga a descobrirmos o racional que enforma a manutenção e, em alguns casos, a intensificação destes fenómenos promotores e provocadores da desigualdade social. Pelo facto, este trabalho de natureza reflexiva tem como propósito abordar a problemática da educação nas regiões e nas escolas de periferia a partir dos conceitos de equidade e justiça na educação, o que só é possível fazendo uma incursão pelas políticas educativas que expressam a hegemonia da racionalidade instrumental, fazendo do mercado o seu princípio orientador. Certos de que estas políticas não conseguem anular, por vezes até fortalecem, as desigualdades sociais, tentamos conhecer as variáveis que justificam os resultados que as escolas de contextos considerados periféricos apresentam quando comparadas com outras de contextos considerados centrais.