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Percorrer por autor "PRIMO, JUDITE SANTOS"

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    "E a palavra se fez carne" : a influência de Paulo Freire nos museus e na museologia
    (2023) SOTO, MOANA CAMPOS; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; PRIMO, JUDITE SANTOS
    Nesta tese iremos abordar um tema que, apesar de ser apontado como central pelos principais atores do campo da Sociomuseologia ainda não recebeu um estudo aprofundado: identificar e sistematizar o papel do educador Paulo Freire nos museus e na Museologia, estabelecendo as influências teóricas diretas e reconhecendo as diretrizes socioeducativas para a construção de uma teoria e prática museológica voltada para o exercício consciente da cidadania. A Pedagogia freireana em grande medida tem sido esteio para a Sociomuseologia, os escritos sobre esta têm vindo a pontuar a relação ou mesmo a influência de Paulo Freire na formulação de seus conceitos e paradigmas, basta um olhar mais atento para perceber as presenças do pensamento freireano na Sociomuseologia, seja no discurso ou na sua práxis. Não apenas em extensão a obra de Paulo Freire irá se integrar, como ainda há espaço para o aprofundamento e a intensificação de sua utilização no campo dos museus e da(s) Museologia(s). Possibilidades que se afirmam e confirmam a cada dia, com a tônica da função educativa dos museus, onde essa é cada vez menos uma atividade exclusiva de uma seção específica, mas está integrada potencialmente em todas as atividades dos museus, sendo não mais apenas um instrumento auxiliar da educação formal, mas um espaço de educação permanente, ao longo da vida, voltada à cidadania e ao respeito da diversidade cultural, uma teoria e prática museológica comprometida com a comunidade, com o exercício consciente da cidadania e de corte freireano. Uma Pedagogia radical, crítica e dialógica agrega uma nova perspectiva à Sociomuseologia no seu campo teórico-aplicado, conduzindo-a ao esperançar num processo de aprendizagem comprometido com a vida. Palavras chaves: Sociomuseologia– Paulo Freire – Educação – Cidadania – Esperançar
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    El olvido está lleno de memoria : fragmentos, soterramentos e ausências da mítica mesa-redonda de Santiago do Chile, 1972
    (2024) Chaves, Julio Cézar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; PRIMO, JUDITE SANTOS
    Esta tese, intitulada “El olvido está lleno de memoria”: fragmentos, soterramentos e ausências da mítica Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972, tem como objetivo principal entender alguns processos de invisibilização da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972. A investigação se desdobrou a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram realizadas ainda em 2022 e 2023 três viagens de campo, duas para o Chile e a outra para a Argentina, a fim de coletar fontes documentais in loco, tanto quanto operar experimentações dialógicas com pessoas e instituições que mantém relações diretas ou indiretas com o tema da pesquisa. Desde uma abordagem qualitativa, nós recorremos a diversos percursos metodológicos, entre eles, a etnografia e a cartografia com o intuito de esboçar configurações sociais das experiências vividas que biografam o acontecimento de maio de 1972. Como opção teórica e metodológica os documentos arquivísticos acessados ao longo da investigação, as/os autoras/es das mais diversas áreas, das Museologias, mais especificamente da Escola de Pensamento da Sociomuseologia, o romance, a poesia, o cinema e a música foram tratados sem hierarquias. O texto elege o tratamento interdisciplinar e pluriepistêmico na construção das suas análises. Nesta tese que pesquisa o acontecimento mais emblemático de museus da América Latina, foi possível responder a algumas questões iniciais, a exemplo da produção de invisibilidades de importantes presenças com grande atuação no acontecimento de maio de 1972. Por outro lado, a pesquisa revela, também, que a produção do conhecimento resultante da Declaração de Santiago permanece atual e desafia o campo da Sociomuseologia no presente. Talvez o maior legado da investigação sejam os caminhos apontados para futuras/os investigadoras/es. Palavras-chave: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, Sociomuseologia, Memórias, Fragmentos Biográficos, Grete Mostny
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    Preservação audiovisual : um estudo sociomuseológico sobre aspectos institucionais e políticas públicas
    (2024) Ferreira, Fabiana Maria de Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CUNHA, MARCELO NASCIMENTO BERNARDO DA; PRIMO, JUDITE SANTOS
    Esta tese tem o objetivo de analisar a trajetória de instituições e políticas públicas de preservação audiovisual sob as lentes da sociomuseologia. Entende-se que a preservação audiovisual no Brasil não é tema de políticas públicas, e o estudo do cinema como memória coletiva pode ser um possível primeiro passo. Justifica-se pela necessidade de se investigar o surgimento das instituições de preservação audiovisual e seus aspectos colonial e europeizado, que demandam um olhar crítico, sociomuseal. Em termos metodológicos, usei a revisão bibliográfica e a análise de conteúdos de eventos de que participei, partindo de Tânia Mendonça (2012), Britto (2019), na sociomuseologia; de Mingolo (2013) e Pernezczky (2022), nos estudos decoloniais; de Correa (2007) e Souza (2009), no cinema; e, em política cultural, Bezerra (2013) e Calabre (2009). Como resultado, observei que instituições de preservação audiovisual ainda estão na lógica colonial, mas que começam a discutir esse posicionamento, enquanto a Cinemateca Brasileira surge de um grande hiato após os anos Bolsonaro. Por fim, trago as produções do campo museal e da sociomuseologia para um diálogo com a preservação audiovisual e para uma possível criação de política pública. Palavras-chave: Cinemateca; Decolonialidade; Política pública; Preservação audiovisual; Sociomuseologia
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