Percorrer por autor "Sousa, Andreia Pinto de, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ciberjornalismo: a influência do Design na participação do público(2023) Alves, Sara Leonor Oliveira Dias; Sousa, Andreia Pinto de, orient.O jornalismo desempenha um papel fundamental na história da sociedade e, principalmente, na história da democracia, apresentando-se como uma das áreas indispensáveis ao bom funcionamento das sociedades democráticas. Neste sentido, e sendo o jornalismo um produto do domínio informativo, a verdade é que o jornalismo é, ao mesmo tempo, um produto do domínio visual. E é precisamente aqui que entra o design de comunicação visual. Colocado no mesmo patamar que a linguagem e a comunicação, e existindo esta relação indissociável entre o ciberjornalismo e o design porque ambos contribuem para a criação do mundo social, a verdade é que os efeitos da comunicação visual surgem antes que se dê conta ou que se reflita sequer sobre eles – não será por acaso que, o tempo médio de julgamento de uma plataforma seja efetuado pelo público em menos de 500 milissegundos. A presente investigação apresenta como objetivo compreender de que forma é que o design adotado pelas plataformas noticiosas online poderá afetar a participação do público no ciberjornalismo. Para a condução deste estudo, efetuou-se uma revisão de literatura em torno das áreas do ciberjornalismo, participação e design que se complementa com a análise metodológica às três plataformas noticiosas – Público, Jornal de Notícias e Observador – com recurso a três instrumentos metodológicos, nomeadamente grelhas de análise, inquérito por questionário e grelhas de observação. Os resultados obtidos demonstram que o design apresenta um enorme potencial para motivar ou desmotivar a participação do público. Estes dados são de grande relevância para o público mas, também, para os próprios produtores de notícias, uma vez que estes contributos permitem incentivar o consumo de qualidade e a participação informada no aumento da literacia digital. PALAVRAS-CHAVE: Ciberjornalismo, Participação, Design, PúblicoItem Cidade como Tela: memórias urbanas, construção participativa e turismo no espaço público de Pelotas - Brasil(2022) Pinheiro, Pedro Mascarenhas de Souza; Sousa, Andreia Pinto de, orient.A cidade é um palimpsesto de histórias vividas, escritas e reescritas sobre si mesmo, porém nunca totalmente apagadas. É nela que os acontecimentos, os personagens e os locais de memória se entrelaçam e criam lembranças que perduram nas narrativas de seus moradores e visitantes. Assim como a cidade, a memória se constrói e se molda na coletividade se constitui em um importante fator na construção da identidade e da identificação com o espaço vivido. Este trabalho visa compreender se a construção coletiva e colaborativa de um objeto virtual que colete, armazene e divulgue estas histórias urbanas contribui para a identificação do usuário do espaço público da cidade de Pelotas, extremo sul do Brasil e possui, em si, potencial turístico. Considerada uma investigação-ação esta pesquisa apresenta um caráter prático-teórico de construção concomitante, onde um suporta as criações, avaliações e correções de rumo do outro. A fundamentação teórica deste trabalho está alicerçada em temas como a memória, o narrador, as histórias urbanas, a cidade e o turismo. Construído sobre a metáfora da cidade como uma tela à espera de seu preenchimento por parte dos usuários e das próprias histórias o projeto possui abordagem metodológica tanto qualitativa quanto quantitativa, consideradas complementares para alcançar os resultados. A história oral, a gravação em vídeo, os elementos disruptivos de paisagem, a caminhada exploratória, o grupo focal e o inquérito aplicado a usuários do espaço público foram ferramentas utilizadas neste trabalho. Como resultados estão a construção de um ambiente virtual (www.cidadecomotela.com) de acesso gratuito, o mapeamento das memórias urbanas que demonstra a semelhança entre os locais de memória dos participantes do projeto e os locais turísticos da cidade de Pelotas, a elaboração de elementos disruptivos de paisagem, instalados no espaço urbano, que chamam a atenção de moradores e turistas e convidam a conhecer histórias que ocorreram nos locais por onde passam. A oferta de um atrativo turístico com foco no patrimônio histórico imaterial, representado por estas histórias e a observação de que as memórias urbanas influenciam, para os respondentes desta investigação, na identidade e na identificação com o local. Conclui-se que o projeto Cidade Como Tela pode sim servir como fator de identificação do usuário do espaço público com o município e possui potencial relevante como atrativo turístico cultural para a cidade de Pelotas. Palavras-chave: Memórias urbanas; Arte participativa e colaborativa; Identidade e identificação; Turismo.Item MOOV : proposta de uma aplicação que visa otimizar a comunicação de uma empresa de transporte de mercadorias(2022) Couto, Ana Margarida de Sousa; Sousa, Andreia Pinto de, orient.A comunicação organizacional é considerada um dos pilares do desenvolvimento de Organizações. Quando não lhe é atribuída a devida importância, deparamo-nos com altas taxas de insucesso. Para o seu próprio desenvolvimento, as Organizações, procuram estar a par da evolução e por isso a investigação debruça-se sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) em ambiente organizacional. Hoje é possível comunicar em qualquer canto do mundo para o extremo oposto, em segundos. A informação gera-se e espalha-se muito rapidamente, fruto dos avanços tecnológicos, o que representa progressos na comunicação individual e na comunicação em grupo. A presente investigação desenvolve o estudo e desenho de uma aplicação focada na comunicação interna de uma empresa de transportes de mercadorias. A decisão de optar pelo formato de aplicação teve como base a possibilidade de reunir informação, ser adequada às necessidades e contexto profissional do utilizador: praticidade de acesso e contexto de uso. Esta foi uma das soluções encontradas para integrar os trabalhadores deste setor, uma vez que reportam alguma insatisfação perante a profissão. Neste sentido desenvolveu-se a “MOOV “, uma aplicação que visa otimizar a comunicação entre Gestores e Motoristas. A metodologia presente consiste no desenho centrado no utilizador (DCU). Reúne métodos qualitativos e quantitativos para perceber as necessidades que o utilizador deseja de ver cumpridas num produto útil, utilizável e desejável. Os resultados obtidos nesta investigação indicam que o caminho para a satisfação e envolvimento dos colaboradores, pode passar por um produto interativo como a “MOOV”, uma vez que este permite estabelecer uma comunicação mediada e direta entre Gestores e Motoristas. Permite-lhes também ter uma maior autonomia e salvaguarda do trabalho feito.