Percorrer por autor "Souza, Dayse Neri de"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos : a opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Mónico, Lisete S. M.; Santos Luiz, Carlos dos; Souza, Dayse Neri de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo analisa a opinião de diretores e professores de escolas do Ensino Artístico Especializado de Música do Ensino Básico português quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos. Foram inquiridos quatro diretores e vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do Ensino Básico. Da análise de conteúdo realizada emergiram três categorias de unidades de registo (UR): (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico (4.5% de UR nos diretores e 7.0% nos professores), (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical (6.0% apenas nos diretores) e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. (89.6% nos diretores e 93.0% nos professores). Nesta 3ª categoria, os benefícios no domínio do desempenho académico foram indicados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes nesta categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que a opinião sobre os benefícios da aprendizagem musical se estende muito além do domínio do desempenho académico. Os resultados são discutidos atendendo à influência que o cargo dos entrevistados poderá ter na avaliação dos efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como nos domínios do desenvolvimento social e pessoal e das capacidades cognitivas.Item Missão da Universidade: Análise do Discurso de Doutores Honoris Causa(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Chaves, Idália Sá; Arroteia, Jorge Carvalho; Souza, Francislê Neri de; Souza, Dayse Neri de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO título de Doutor honoris causa, que significa em latim “por causa de honra”, é um título honorífico concedido pelas universidades a pessoas que deram um grande contributo ou se destacaram em diversas áreas do conhecimento e da cultura. Geralmente este título é atribuído a personalidades que partilham princípios e missão semelhantes às da instituição que lhes concede o tributo. Assim, acreditamos que a análise dos discursos de Doutores honoris causa pode constituir um contributo para fazer pensar, sistematizar e refletir acerca da missão da Universidade de ontem, de hoje e do futuro. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise dos 36 discursos dos Doutores honoris causa da Universidade de Aveiro, Portugal (2017), proferidos por ocasião da cerimónia da sua outorga ao longo das últimas três décadas. Este trabalho refere-se a uma das dimensões de um estudo com base em ampla análise epistemológica realizado no mesmo contexto e tem o seu enfoque na ideia de missão da universidade. Os resultados dos discursos dos Doutores Honoris Causa revelam que a missão da universidade abrange vários domínios desde a valorização do conhecimento à visão crítica e ética, pessoal e cidadã.