Percorrer por autor "Teixeira, Diogo S., orient."
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Item Exploring affective responses in stretching exercises(2023) Henriques, Leonor Serrano Gonçalves; Teixeira, Diogo S., orient.Objetivo. O objetivo desta dissertação de mestrado consistiu em analisar as respostas afetivas em exercícios de alongamentos. Primeiramente, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura (RSL) para explorar 1) a utilidade e viabilidade de core affect avaliado com a Feeling Scale (FS) e/ou Felt Arousal Scale (FAS); 2) o momento de aplicação das escalas; e 3) a sua aplicação e interpretação contextual. Em segundo lugar, foi realizado um estudo quasi experimental para 1) comparar as respostas afetivas durante e imediatamente após exercícios de alongamentos em adultos aparentemente saudáveis, de forma a detetar a existência de um affective rebound e compreender o momento adequado para uma avaliação; 2) verificar a confiabilidade e a concordância das respostas afetivas através de um teste re-teste realizado com uma semana de intervalo. Método. Para a RSL, uma pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2022 nas bases de dados PubMed, SportDISCUS, PsycINFO. Os estudos incluíram a FS e a FAS aplicada a atividades de alongamento, em adultos aparentemente saudáveis. A pesquisa dos artigos foi baseada no modelo PICO, de acordo com as recomendações do PRISMA. Um total de 141 títulos foram identificados e 12 estudos foram incluídos na revisão. Foi também realizado um estudo quasi-experimental com uma amostra de 34 participantes, experientes em exercício físico (32.8 ± 8.6 anos). As respostas afetivas foram medidas durante e imediatamente após 5 exercícios de alongamento estático. Os exercícios foram realizados em 3 intensidades diferentes: leve, moderada e vigorosa, respetivamente. Foi realizada uma ANCOVA de medidas repetidas, onde o sexo foi utilizado como co-variável. Para garantir a fiabilidade e a concordância, foi testado um coeficiente de correlação intraclasse (ICC) de dois fatores de concordância absoluta e gráficos de Bland-Altman. Resultados. A RSL demonstrou que ambas as escalas parecem ser viáveis de utilizar em exercícios com alongamentos, apesar de limitações associadas ao momento de medição, que limitam a interpretação do core affect. O segundo estudo demonstrou um affective rebound em todas as intensidades, particularmente notório na intensidade vigorosa, sugerindo que o core affect deve ser avaliado durante o exercício de alongamento. Em geral, a repetibilidade entre dias para as medidas de FS e FAS foi boa em todos os grupos musculares alongados. Os ICCs tenderam a ser superiores nas medições realizadas durante o alongamento em intensidade vigorosa. Conclusão. A RSL demonstrou que a avaliação do core affect em atividades relacionadas ao alongamento carece de suporte metodológico, e que os resultados não puderam ser interpretados adequadamente devido à heterogeneidade dos protocolos dos estudos incluídos. Os resultados do estudo quasi-experimental apresentaram evidências de que uma avaliação adequada deve ser realizada durante o alongamento, e que ambas as escalas representam uma abordagem viável e ecologicamente válida para medir o core affect. Concluindo, os resultados corroboram a confiabilidade dessas escalas psicométricas e dos métodos utilizados, sugerindo novas orientações quanto à aplicação das escalas durante os exercícios de alongamento. Palavras-chave. Core affect, alongamento, feeling scale, felt arousal scale, exercício.Item Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres(2017) Prazeres, Manuel Francisco Mota Poseiro Rodrigues; Teixeira, Diogo S., orient.O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio pedagógico, faz parte do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no ano letivo 2016-2017 na Escola Secundária Madeira Torres. Neste trabalho, procuro fazer uma abordagem reflexiva e critica daquilo que considero ser mais relevante, analiso as estratégias de planeamento utilizadas, as opções metodológicas assumidas, os comportamentos adotados por mim enquanto docente, os comportamentos dos alunos e ainda as transformações alcançadas, quer pelo professor quer pelos alunos. Pretendo expor todos os métodos e estratégias que foram adotadas por mim, mencionando os pontos fortes e os pontos fracos da prática letiva bem como de todas as atividades realizadas ao longo do ano. No presente relatório são apresentadas as reflexões relativamente às quatro áreas de intervenção pedagógica (Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários). O estágio pedagógico não se cinge apenas à prática letiva, apesar desta ser a mais relevante do processo de aprendizagem, principalmente pelo seu carácter prático e real em que o professor estagiário está em constante adaptação e ajustamento face aos desafios e aos problemas colocados no seu processo.Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Madeira Torres(2023) Martinho, Beatriz Aniceto; Teixeira, Diogo S., orient.O presente relatório apresenta planos, projetos, balanços e as respetivas considerações no que concede à prática pedagógica ao longo do estágio pedagógico. Na área da lecionação foram alcançadas melhorias significativas nas aprendizagens prioritárias dos alunos. A pertinência do projeto específico, “Aprendizagem Cooperativa na Dança”, para além de ter tido um contributo no desenvolvimento das relações interpessoais dos alunos, serviu como mecanismo de socialização e instrumento de inclusão no que diz respeito aos alunos com necessidades educativas especiais. Na área da Direção de Turma é possível afirmar que as funções enquanto coadjuvante da Diretora de Turma foram cumpridas com sucesso, existindo ao longo do ano letivo melhorias consideráveis no que respeita às faltas injustificadas e à ausência consecutiva no reforço de aprendizagem. O meu contributo através do projeto “Bullying e Exclusão Social”, com base na teoria do comportamento planeado, permitiu aos alunos que refletissem e mudassem a sua intenção. Para isto, foram submetidos a uma atividade experiencial no contexto de aula prática de Educação Física, na qual desempenharam papéis distintos. O desfecho desta atividade manifestou-se claramente na reflexão subsequente, evidenciando a efetivação dos objetivos previamente estabelecidos. A expansão deste projeto para a Saída de Campo, possibilitou estabelecer um paralelismo entre o fenómeno do bullying e a preservação do meio ambiente, representada nas ponderações realizadas no ambiente natural, reforçando a relevância da temática e da conservação ambiental. No âmbito do Desporto Escolar, assumi a liderança do grupo-equipa de voleibol, constatando melhorias consideráveis ao nível das aprendizagens dos alunos. Relativamente ao projeto específico intitulado de “A competição em estrutura escada”, este permitiu aumentar a frequência competitiva, de uma forma mais educativa, estabelecendo uma metodologia fiável para classificar os alunos segundo o seu nível de desempenho. Porém, realço que este torneiro era realizado no término de cada sessão, constituindo-se como um momento de avaliação formativa, em função dos objetivos delineados. No seminário investiguei acerca do tema “Critérios de Avaliação”, visando primordialmente reconhecer a importância da sua definição, enquanto fator potenciador do compromisso coletivo e como agente promotor da coerência interna na avaliação da Educação Física, aplicando os procedimentos da investigação-ação, o que permitiu, enquanto estagiária, contribuir para a mudança dos paradigmas e da cultura da escola. Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, atividade experiencial, competição, compromisso coletivo.