Percorrer por autor "Valente, Jorge Fernando Pereira"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples(2017) Valente, Jorge Fernando Pereira; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Este estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores de uma população de 547733 pessoas, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Durante o estudo verificou-se que os consumidores se encontram pouco satisfeitos com os preços praticados. Foi possível concluir ainda que os consumidores consideram importante a inclusão destes produtos no mercado e que na altura de escolher qual a variedade de combustível que pretendem adquirir, é o preço que exerce maior influência na escolha. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos. Futuramente este estudo poderia ser levado a um nível nacional ou procurar saber as opiniões dos revendedores relativamente aos mesmos, ao invés dos consumidores.Item Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Filipa Lopes dos; Valente, Jorge Fernando Pereira; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.