Percorrer por autor "Varela, Miguel"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Events role in marketing and communication management(CIGEST, 2014) Varela, Miguel; Lopes, Paula Bela Rosa Luis; Ramalhoto, FilomenaThis article aims to analyse the importance of the event as an integrated tool in communication and marketing. The literature review stresses the importance of business management as a way to guide a company in order to produce and which has the support of the Marketing to perform the management of the product / service as well as to help communicate. Under the various communication tools the researchers highlight the events as a way to divulge the companies and the brands to their different stakeholders.Item A gestão em tempos de crise(CIGEST, 2015) Varela, Miguel; Firmino, Manuel BrazinhaO presente trabalho aborda os fatores que têm afetado o ambiente empresarial após o aparecimento da crise mundial com início em 2007. É ainda feita uma análise sobre os desafios que se colocam às empresas no contexto da atual crise na Europa. Perante as dificuldades surgidas nos mercados, pretende-se dar um contributo sobre as práticas a seguir para ganhar a resiliência necessária face à crise económica e financeira global, em que surge com grande dinamismo novos stakeholders/shareholders capazes de competir com êxito nos mercados. Finalmente, são apresentadas propostas no sentido de encontrar sugestões inspiradoras e novas perspetivas para a recuperação e crescimento das empresas.Item Sistema de gestão de performance - uma aplicação ao multidesportivo do Sporting Clube de Portugal(CIGEST, 2016) Saiote, Sílvia Matuszewska; Varela, MiguelO actual clima de incerteza económica e elevada concorrência torna primordial para as organizações possuírem um quadro geral actualizado da sua situação, com indicadores-chave para o seu negócio, espelhando a sua realidade administrativa e financeira. É por isso crescente a necessidade de gerir as organizações de forma estratégica, com objectivos definidos e controlo apertado na prossecução dos mesmos através do estabelecimento de metas e iniciativas para se alcançarem ganhos de competitividade e diferenciação. Os estudos mais recentes apontam o Balanced Scorecard como o mais completo e actualizado sistema de gestão de performance, tendo sido o modelo escolhido para aplicar neste projecto. Sendo um modelo flexível, procedeu-se à sua adaptação, particularizando assim a análise para o Multidesportivo do Sporting Clube de Portugal. A elaboração do Balanced Scorecard, acompanhado pelo Mapa Estratégico, permitiu identificar factores críticos de sucesso, linhas de orientação estratégica e objectivos estratégicos para a organização em estudo, com indicadores, metas e iniciativas, efectuando a sua interligação com a estratégia definida pela Direcção do clube. Este projecto permitiu ainda reunir competências adquiridas na Licenciatura em Economia e no Mestrado em Gestão, complementando a análise com a minha visão como atleta de alta competição e utilizadora do Multidesportivo.