Percorrer por autor "Varela, Miguel Nuno Abreu, orient."
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Item Design Knock-Off e o fast fashion : um paradigma legalizado?(2017) Gonçalves, Ana Isabel de Jesus; Varela, Miguel Nuno Abreu, orient.Com a presente dissertação pretendeu-se indagar quais são os agentes mais lesados com as práticas de ‘knock-off’ na indústria de moda, a que marcas de moda estas práticas são mais associadas, se serão elas que orientam, ou pelo contrário, subvertem a inovação e, por fim, se os direitos de Propriedade Intelectual mostram-se suficientes para conferir uma proteção holística e internacional ao design de moda. Optou-se por um método de investigação qualitativo, nomeadamente uma entrevista submetida a três indivíduos com uma relação direta com a área de interesse, onde se procurou aprofundar o fenómeno estudado ao aliar a experiência e o conhecimento dos entrevistados com o referencial teórico analisado. Os resultados demonstram que são os novos designers o mais prejudicados com as práticas de ‘knock-off’ e que estas surgem, regularmente, associadas às marcas de fast fashion. A salvaguarda do design de moda mostra-se difícil, desde logo pela falta de previsão específica no ordenamento jurídico português e pela incongruência nos diversos sistemas e ordenamentos jurídicos. Esta dificuldade assume uma maior particularidade relativamente ao fenómeno dos ‘knock-offs’, cada vez mais frequentes. Os efeitos destas práticas na inovação não são consensuais, embora se possa crer que afetem o ciclo natural da indústria de moda.Item O marketing político e a influência dos media(2013) Cabita, Lucas dos Anjos; Varela, Miguel Nuno Abreu, orient.Neste trabalho o meu objetivo principal foi o de pretender realçar o verdadeiro valor do marketing político em qualquer campanha política para a escolha de um eventual candidato. Foi feita uma análise baseada numa pesquisa sobre a importãncia dos media, o seu papel preponderante e, também como os media são uma ferramenta essencial para o marketing político. De facto, presentemente, seria muito difícil separar o marketing político dos media, que são essenciais e exercem um papel primordial quer na vida política quer junto dos eleitores. A escolha de um candidato depende, em grande parte, do modo como os media apresentam os seus temas e estratégias com informações relevantes, as quais podem ter um papel privilegiado na seleção de decisão numa campanha eleitoral.