Percorrer por autor "Vieira, Sofia Lerche"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso- Afrobrasileira (UNILAB)(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gomes, Nilma Lino; Vieira, Sofia Lerche; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo discute aspectos relativos à criação e implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma das mais novas instituições federais de ensino superior do Brasil. Trata-se de uma instituição multi-campi localizada nas cidades de Redenção e Acarape – Ceará e São Francisco do Conde – Bahia. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, suas atividades letivas tiveram inicio em 25 de maio de 2011, Dia de/da África. Com a missão de construir uma ponte histórica entre o Brasil e países de língua portuguesa, é baseada no princípio da cooperação solidária e tem um projeto político-pedagógico diferenciado. Abriga estudantes brasileiros e oriundos dos países parceiros em seu empreendimento – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também o seu corpo docente é composto de várias nacionalidades. O texto detém-se sobre a sua inserção no cenário da ampliação do acesso à universidade pública no Brasil, aspectos relativos à sua criação, situação atual e alguns desafios à construção de seu projeto.Item A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; Gabaldón Estevan, Daniel; Schneider, Marilda Pasqual; Amiguinho, Abílio; García Prieto, Francisco Javier; Dantas, Vanessa; Pinheiro, Claudiana; Ribeiro, Susana da Fonseca; Oliveira, Maria Crisneilândia Bandeira de; Luís, Marco; Pratas, Maria Helena Guerra; Horta, Inês Vasconcelos; Amado, Nuno; Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; Celeri, Márcio José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia; Martins, Susana I. Bártolo; Chistolini, Sandra; Wolodzko, Elzbieta; García Carreño, Ingrid del Valle; Carmo, Judite Azevedo do; Valle de Lacerda, Leo Lynce; Isaksen, Lasse Skogvold; Sérgio, Maria Cândida; Morgado, José Carlos; Ramos, Luiza Olívia Lacerda; Prado, Edna Cristina do; Reis, Daniela Santana; Leiro, Augusto César Rios; Roberton, José Almeida; Zaleska, Klara; Copf, Pavel; Santos, Filipe; Santos, Nilton Cesar dos; Brandão, Andre Augusto Pereira; Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Batista, José Inácio Fava; Pimenta, Claudia Oliveira; Neto, João Luiz Horta; Sousa, Sandra Zákia Lian; Schippling, Anne; Amorim, Maria Isabel Bettencourt; Cosme, Ariana; Nascimento, Maria do Socorro do; Nogueira, Isabel Cláudia; Campos, Artur André Martinez; Freitas, João Correia de; Silva, Carla Rocha da; Bracons, Hélia; Gonçalves, Daniela; Lehmann, Lúcia; Parreira, Artur; Silva, Ana Lorga da; França, Eliacir Neves; Aguilar, Luís Enrique; Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Santos, Antônio Luís Parlandin dos; Silva, Erbio dos Santos; Pozuelos Estrada, Francisco J.; Sousa, Joana; Costa, Natália; Pacheco, José Augusto; Vilarinho, Emília; Sarmento, Teresa; Cunha, Jacqueline Bezerra; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Ernesto Candeias; Silva, Luciana Leandro da; Espejo Villar, L. Belén; Herrero, Luján Lázaro; Calvo Alvárez, Maria Isabel; Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Brzezinski, Iria; Carvalho, Elisabete; Ferreira, Elisabete; Correia, José Alberto; Lopes, Geny Alexandre dos Santos; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Polliana Barboza da; Torres, Teodora; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Tavares, Danieli; Marçal. Monica Teresinha; Ribeiro, Sandra A. Canário C.; Alves, Rosilda Maria; Feitosa, Evelyn Seligmann; Corrêa, Francinete Massulo; Gonçalves, Miguel; Ribeiro, Susana da Fonseca; Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Pinto, António Bernardo M.; Machado, Jane do Carmo; Rangel, Mary; Cunha, Claudia Madruga; Barata, Clarinda; Reis, Susana; Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Silva, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; Ramos, Kátia Maria da Cruz; Rosa, Maria Geralda Oliver; Ramón Ruiz, Guillermo; Paiva, Luís Roberto Beserra de; Bauer, Carlos; Macedo, Ana; Püschel, Vilanice Alves; Padilha, Kátia Grillo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada (SIBEC), tendo como núcleo organizador o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A Conferência contou com 312 participantes, oriundos da Europa (137), da América Latina (129), da Ásia (3) e de África (3). Desses participantes, 214 apresentaram uma comunicação, inserida no vasto programa que incluía, para além das sessões plenárias, sessões temáticas, grupos de trabalho e comunicações livres. Nem todos os autores disponibilizaram à Comissão Organizadora os textos das suas comunicações. Mas, um número muito significativo, disponibilizou o seu trabalho para publicação, que constitui o livro de atas agora editado. Não foi fácil reunir tantos e tão diversificados contributos, para além das limitações de uma comissão organizadora constituída por professores assoberbados com outras responsabilidades profissionais (e pessoais). Com o pedido de desculpa pelo atraso, aqui se deixa este contributo para a afirmação da SPCE-SEC, uma secção da SPCE que pretende representar nacional e internacionalmente a comunidade que, em Portugal, se identifica com o campo da Educação Comparada. Lisboa, Novembro de 2017Item Políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aprofunda a trajetória das políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil, cuja gênese deve ser buscada em movimentos internos de regulação no país. Tal processo inicia-se ainda na década de 70 do século XX, quando são criadas as primeiras iniciativas de avaliação da pós-graduação em âmbito nacional, e tem continuidade ao longo do tempo. O texto aborda as iniciativas que se instauram gradativamente no período compreendido entre aquele momento histórico, as décadas subsequentes e os anos recentes, tomando como marco conclusivo o Plano Nacional de Educação, aprovado por lei em 2014. Com base nos momentos-chave desse percurso, identificados mediante análise documental, são consideradas distintas fases entre as origens, a organização e a consolidação da avaliação e regulação da educação superior no Brasil. Ao longo dessa trajetória são construídos os principais marcos do desenvolvimento do Estado Avaliador no Brasil, os quais são caracterizados por forte presença de um aparato técnico e burocrático que, pouco a pouco, imprime um novo desenho às políticas de educação superior que têm na regulação um forte componente de seu desenho atual.Item Reformas da educação superior no Brasil : tempo(s) e movimento(s)(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThis paper discusses the reforms of higher education in Brazil based on two categories, namely: ‘time(s)’ and ‘movement(s)’. The ‘times’ of higher education policies are organized in different moments, from the emergence of the first institutions of this level of education to the present; their ‘movements’, in turn, are reviewed by an analysis of its indicators in the considered intervals, seeking to clarify the dynamics between the public and private sectors. The study allows us to make some relevant observations to policy analysis, specifically: the close link between education policy and the economic and political contexts of their formulation and implementation; the relevance of observing ‘long term’ intervals of analysis to a broader understanding of the policies’ significance; among others.