Revista Temas Sociais, Nº. 4 (2023)
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Item Parcerias pela sustentabilidade em contextos de complexidade : o caso do trabalho colaborativo no Programa Oeiras Solidária(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Azevedo, Maria Mariana Monnerat de; Esgaio, Ana; Instituto de Serviço SocialEste artigo apresenta os principais resultados de um estudo de caso de uma rede de responsabilidade social no Concelho de Oeiras, no âmbito da realização de um mestrado em política social. A pesquisa teve por objetivo analisar a forma de integração do ODS 17 na atuação das empresas participantes da rede e seu contributo para o bem-estar social da comunidade de Oeiras. A pesquisa baseou-se na análise documental de literatura científica e literatura cinzenta, bem como na realização de entrevistas com atores-chave da rede.Item O papel das atividades de vida diária no processo de autonomização das pessoas portadoras de deficiência(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Duarte, Sara; Teixeira, Mónica Alexandra; Almeida, Cristiana Dias de; Instituto de Serviço SocialO modelo concetual deficiência apoia-se na expressão de limitações do funcionamento individual de uma pessoa perante um contexto social, representando claramente uma desvantagem para o próprio sujeito. A importância da inclusão social e o fomento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual são dois aspetos cruciais na intervenção e, simultaneamente, apresentam-se concetualmente interligados. Esta sinergia permite compreender a ligação entre ambos e a importância que cada um representa na vida das pessoas com deficiência intelectual. Deste modo, genericamente a inclusão confere a noção de pertença, igualdade e responsabilidade perante os restantes elementos e, por seu turno, a autonomia confere a uma liberdade de escolha e a satisfação de um desejo pessoal. Este trabalho de exploração concetual tem como objetivo central salientar a importância da existência de intervenção integrada ao nível da manutenção e treino das atividades de vida diária e suas constituintes em pessoas com deficiência intelectual. Conclui-se que a concretização da superação das dificuldades dos indivíduos com deficiência intelectual integra o envolvimento individual apoiado pelas suas redes pessoais e pela mobilização da sociedade.Item A gestão de projetos nos CLDS : as metodologias do plano de gestão da qualidade em serviços sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Pinto, Sandra; Pinto, José Ângelo; Instituto de Serviço SocialO plano de gestão da qualidade é uma importante área de conhecimento aplicada à gestão de projetos, que acompanha todo o ciclo de vida do projeto. Nesse sentido, e no âmbito dos resultados da tese de mestrado da autora, definiu-se como finalidade a análise e compreensão dos planos de gestão da qualidade utilizados nos programas do CLDS. Para o estudo deste tema utilizou-se uma investigação de natureza qualitativa, com 24 participantes, tendo por base a metodologia de estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Como resultados desta investigação destacam-se a valorização das métricas de avaliação da qualidade enquanto mecanismos de melhoria contínua.Item A intervenção social com pessoas em situação de sem-abrigo : o papel das políticas sociais de âmbito nacional e local(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Cancela, Adélia Mariana; Caetano, Ana Paula; Teixeira, Mónica; Almeida, Cristiana Dias; Instituto de Serviço SocialO fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo apresenta-se como uma problemática que, mesmo nas sociedades com níveis de desenvolvimento socioeconómico mais elevados, tem chamado a atenção política por constituir a mais grave manifestação de exclusão social, o que nos últimos anos proporcionou o delineamento de políticas sociais de âmbito nacional e local. Este artigo resulta das reflexões de um estágio curricular de serviço social e pretende contribuir para uma sistematização dos instrumentos de política social dirigidos a pessoas em situação de sem-abrigo a nível nacional e local. Para o efeito, concetualizou-se o problema social em análise, identificam-se as abordagens e propostas políticas a nível nacional e local, analisou-se a intervenção dos/as assistentes sociais considerando os principais princípios, modelos e instrumentos e sistematizou-se os contextos de intervenção do serviço social na cidade do Porto. Por fim, reitera-se a necessidade de aprofundar o estudo desta temática, com recurso aos contributos de diferentes áreas disciplinares, com especial enfoque no serviço social, nas suas potencialidade e limitações.Item Acesso às residências universitárias : como participa o Serviço Social?(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Santos, Cláudia; Instituto de Serviço SocialO estudo analisa as condições de acesso e de atribuição do apoio da residência estudantil viabilizado pelas entrevistas conduzidas pelos/as assistentes sociais nas universidades públicas, nomeadamente em quatro universidades públicas portuguesas. Procurou-se, igualmente, identificar a representação dos residentes sobre as condições do acesso e da atribuição dos apoios sociais da ação social no ensino superior português e, ainda, analisar a atuação dos/as assistentes sociais na garantia deste acesso e da atribuição de uma vaga na residência estudantil. De natureza quantitativa e qualitativa, apresentamos evidências colhidas nos relatórios institucionais e na legislação vigente, bem como da aplicação de inquérito por questionário aplicado aos residentes. Os resultados entrelaçam os objetivos definidos para as residências com as representações dos estudantes sobre as condições de acesso e atribuição do apoio, demonstrando que os serviços a que se reportam produz efeitos, em especial para os que realizam as entrevistas sociais. Desse modo, o serviço social justifica a sua atuação em razão da utilização de um instrumento que historicamente fundamenta o diagnóstico social, promovendo ainda o acesso ao apoio e à orientação social e pedagógica.Item Crianças e jovens com medida de acolhimento residencial : a importância da arte e do desporto como estratégia de intervenção social(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rós, Simone; Gameiro, Fátima; Instituto de Serviço SocialEste estudo pretende demonstrar o contributo da arte e do desporto como estratégia de intervenção social junto de crianças e jovens em acolhimento residencial. Os resultados obtidos pelo projeto D'AR-TE, uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, desenvolvida pela Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, demonstram a diminuição dos comportamentos agressivos e o aumento da autoestima em dezasseis crianças e jovens, após um ano de participação bissemanal em oficinas de desporto (judo) e artes (teatro, música e expressão corporal). Ao analisar as dinâmicas afetivas e comportamentais de crianças e jovens, é possível perceber a eficácia dessas práticas na promoção da resiliência individual e social e, consequentemente, na redução de comportamentos agressivos, possibilitando aos indivíduos uma (re)organização psíquica mais saudável e uma ressignificação de conceitos e atitudes.Item Voices from immigrant’s search for security and social protection in Lisbon, Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Mulumba, Joventine; Carvalho, Maria Irene; Instituto de Serviço SocialEste artigo tem como objetivo revelar as experiências dos imigrantes que vivem em Lisboa e examinar a forma como o sistema de segurança social português apoia as necessidades de bem-estar dos imigrantes. Portugal opera um sistema de segurança social misto, em que o Estado financia redes semi-formais e informais que operam a nível macro, meso e micro e que se combinam para responder aos desafios dos imigrantes. Este é um estudo qualitativo aprofundado, que se centrou em oito imigrantes anglófonos que utilizam os serviços de assistência social em duas organizações não governamentais em Lisboa. Quisemos conhecer o processo de instalação em Lisboa, os riscos e vulnerabilidades e os principais desafios enfrentados no acesso aos serviços de bem-estar de atores públicos e semi-públicos. Os resultados mostram que, apesar de Portugal ter políticas e intervenções excecionais que promoveriam o bem-estar dos imigrantes, estes continuam a enfrentar imensas dificuldades à entrada e à instalação. As dificuldades de acesso à documentação e as políticas neoliberais do Estado são os maiores obstáculos ao bem-estar dos imigrantes em Portugal, pois não só perpetuam a redução dos benefícios sociais, como também proliferam a exclusão social. É necessário um debate mais aberto e franco sobre as políticas sociais de imigração, com um enfoque firme nas intervenções sociais, nos quadros políticos e na implementação, a fim de enfrentar os desafios implacáveis da proteção social dos imigrantes.Item Sustentabilidade económico-financeira das instituições particulares de solidariedade social : paralisia cerebral(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Reis, Felipa Lopes dos; Veiga, Virgínia Maria Lima; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO objetivo principal desta investigação consiste no estudo dos fatores que poderão pôr em causa a Sustentabilidade das IPSS da área da deficiência e, em particular, da Paralisia Cerebral. Para isso utilizou-se o método quantitativo, através de um questionário por inquérito e pela análise dos balanços e das demonstrações de resultados. Da interpretação desses resultados pretende-se determinar quais os fatores da perda da sustentabilidade, quais as zonas de risco que enfrentam, nomeadamente o endividamento, identificar as áreas passíveis de criação de valor, formular possíveis recomendações e priorizar iniciativas para a implementação de um programa de transformação. Com este estudo, também, se procurou inovar, criando um quadro orientador e limitador das zonas de risco de perda de sustentabilidade, mapa esse que poderá servir aos gestores e técnicos das IPSS para detetarem o aparecimento de tais sintomas.Item A new management da intervenção social : perceção dos riscos psicossociais e ambientais no acolhimento social e os fatores de bem-estar para os interventores sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Oliveira, Fátima; Instituto de Serviço SocialEste artigo apresenta uma análise da relação dos riscos psicossociais, destacando-se a gestão da intervenção, quadro teórico que fundamenta alguns dos fatores analisados na investigação de doutoramento, que pretende aferir as condições laborais no contexto de ação dos interventores de 1ª linha no acolhimento social. Para obter estes dados, foi aplicado um questionário, de modo a obter informações da perceção dos assistentes sociais nos aspetos diversos do seu quotidiano profissional, que influem sobre a sua saúde e bem-estar[1]. Conclui-se que é necessário habilitar os profissionais com estratégias de stress-coping, como: engagement - pela análise de experiências positivas e condições favoráveis ao bem estar em meio laboral (Extremera et.al., 2005; Gonçalves, 2020); coping (adaptação a circunstâncias e situações); supervisão; acionar um (bom) suporte social; bem como trabalhar e aplicar na prática características individuais e mecanismos de libertação fisiológica, complementada por uma postura resiliente e de locus de controlo, de adaptação à mudança, na superação de obstáculos e de resistência à pressão (Gonçalves, 2020, p.28; Fernandez-Barrocal, 2021).Item Breve reflexão sobre o envelhecimento, políticas públicas e a intervenção pelo serviço social(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Carvalho, Helena; Instituto de Serviço SocialCom o surgimento do Estado-Providência em Portugal, ainda que tardio comparativamente aos restantes países da União Europeia, foi possível concertar uma serie de medidas que providenciaram um envelhecimento com a dignidade que outrora seria impensável. Contudo, essas medidas não podem ser estanques, sendo possível verificar a evolução das políticas sociais ao longo dos anos por forma a permitir a adaptação aos tempos e necessidades que surgem. A par dessa evolução e dessas alterações, temos vindo a assistir à adaptação por parte do serviço social para uma nova realidade, munindo-se de ferramentas que acompanham essa evolução e que são essenciais para a área do envelhecimento. Desafiando as próprias políticas e medidas, o serviço social destaca-se pela sua capacidade diagnóstica, permitindo uma intervenção adequada, procurando as respostas mais apropriadas, respeitando a pessoa idosa, a família e a comunidade em si.Item Intervenção social em casas de acolhimento residencial em tempos de pandemia(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Barata, Laura; Gameiro, Fátima; Instituto de Serviço SocialA pandemia COVID-19 originou desafios na intervenção social. Este estudo procurou investigar, em época de pandemia, os desafios impostos na dinâmica de Casas de Acolhimento Residencial (CAR). A amostra incluí 27 elementos: duas diretoras técnicas, duas assistentes sociais, duas psicólogas, quatro educadores de infância e dezassete auxiliares de educação. Através da metodologia qualitativa, com as técnicas da entrevista semiestruturada e da análise de conteúdo, constatou-se que o maior desafio que se coloca refere-se agestão das crianças no espaço da CAR. Ao nível da dinâmica de funcionamento das crianças verificou-se maior instabilidade. A higienização e o uso da tecnologia destacaram-se nas práticas utilizadas na CAR.Item Competências do assistente social na intervenção com utentes institucionalizados, vítimas de abandono(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Matos, Ana Cláudia Mora de; Ferreira, Paula Isabel Marques; Instituto de Serviço SocialSegundo a literatura, o abandono de idosos incapacitados, que são a maioria dos utentes das Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), tem vindo a aumentar em Portugal. Contudo, pouco se sabe sobre o trabalho realizado pelo assistente social para melhorar a situação destes utentes e, sobretudo, quais as competências mobilizadas na sua intervenção. Em fase desta situação, definiu-se como objetivo geral deste estudo, conhecer as competências do assistente social na intervenção com utentes institucionalizados em UCCI–ULDM e UMDR, vítimas de abandono. A amostra é composta por 18 profissionais, escolhidos de forma aleatória, após divisão por NUTS II. O modelo teórico utilizado para identificação e avaliação das competências foi o de Le Boterf (2003). Utilizou-se uma metodologia mista, através do método Delphi aplicando um inquérito aberto, numa primeira fase, e um inquérito por questionário, com uma escala de Likert de cinco níveis, numa segunda fase. Realizou-se um Focus Group com sete profissionais, que haviam, nas fases anteriores, respondido aos questionários. Os resultados permitiram identificar as competências mais valorizadas pelos profissionais na resolução da problemática do abandono nas UCCI-ULDM e UMDR, relacionadas com o saber-fazer, e as estratégias mais utilizadas, que decorrem do trabalho em equipa/rede.