Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
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Percorrer Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde por assunto "CASE STUDIES"
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Item Inteligência emocional: associação com job engagement em enfermeiros, no contexto da oncologia(2014) Barreira, Lucie Nunes; Reis, Vasco, orient.A inteligência emocional e o job engagement são constructos que têm sido principalmente trabalhados no contexto da psicologia. No entanto, as investigações recentes destes constructos na área de enfermagem têm promovido a compreensão do papel das emoções na interação humana do cuidar em contexto de saúde física. Os enfermeiros que desempenham funções na área oncológica vivem momentos de forte intensidade emocional que, de forma a serem bem geridas (i.e., garantindo em simultâneo a qualidade da assistência e o bem-estar do profissional), implicam o desenvolvimento de competências de inteligência emocional. Por outro lado, a exposição regular a situações de desgaste emocional tem impacto no que se refere à capacidade individual de trabalho e ao job engagement. O estudo aqui apresentado baseia-se numa abordagem quantitativa, observacional e transversal com recolha de dados feita através de questionários autoadministrados. A amostra é de natureza não probabilística (i.e., intencional) de enfermeiros que desempenham funções no Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte (HSM) e no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO). A avaliação de job engagement foi feita através da versão portuguesa do UWES (Marques-Pinto, 2008) e a de inteligência emocional através do questionário desenvolvido e validado por Rego e Fernandes (2005). Participaram no estudo 112 enfermeiros (79 do IPO e 33 do HSM). Os questionários apresentaram, neste estudo, boa consistência interna. Todas as dimensões da inteligência emocional e no seu global apresentam valores que se situam acima da média do valor médio possível para as escalas. Foi encontrada correlação significativa positiva entre inteligência emocional e job engagement. Foi também encontrada correlação positiva entre o número de anos de profissão de enfermagem na área da oncologia e a pontuação total das escalas de job engagement e de inteligência emocional.Item Qualidade em saúde: satisfação do utente com o serviço de urgências do Hospital de Santa Maria(2015) Brito, Tânia Raquel Mendes Amaral de ; Reis, Vasco, orient.Introdução: Medir a qualidade dos serviços de saúde através da avaliação da satisfação dos utentes é indispensável para uma gestão adequada dos recursos, sobretudo no contexto socioeconómico atual. Esta avaliação também promove a centralidade do cidadão no sistema de saúde e é essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços de saúde. São objetivos principais deste estudo mensurar o índice de satisfação dos utentes com o Serviço de Urgências (SU) do Hospital Santa Maria (HSM) e identificar a influência de diversas variáveis como o género, idade, situação atual, habilitações literárias e estado de saúde. Métodos: Realizou-se um estudo transversal de natureza quantitativa, não experimental, descritivo-correlacional, envolvendo uma amostra de 155 indivíduos, destes 52,3% eram do género feminino, 54,8% pertencem ao grupo etário correspondente às idades compreendidas entre os 35 e os 64 anos, 38,1% encontram-se empregados, contudo a percentagem de desempregados situa-se imediatamente a seguir sendo de 26,5% e 34,8% têm ensino superior. Por fim, é de salientar que 43,2% dos inquiridos considera que tem um estado de saúde bom e 29,7% muito bom. O questionário utilizado foi o “Instrumento de medida de satisfação dos utentes nos Hospitais EPE e SA (Urgências)”. Este questionário avalia a satisfação em 11 dimensões: imagem, tempo de espera, instalações, médicos, enfermeiros, exames e tratamentos, família, qualidade global apercebida, resolução das reclamações, satisfação e lealdade; através de uma escala de Likert de 10 pontos. Resultados: As dimensões que obtiveram resultados mais altos são as relacionadas com os profissionais de saúde – médicos, 7.55 pontos; enfermeiros, 7,77 pontos e exames e tratamentos, 7,5 pontos, em média. Por outro lado, o tempo de espera e a capacidade de resolução de uma reclamação obtiveram o score mais baixo e próximo dos 5 pontos. Contudo, salienta-se que todas as avaliações foram positivas. Conclusões: A amostra analisada permite constatar a existência de um elevado nível de satisfação com o SU do HSM.Item Quedas em internamento hospitalar: causas, consequências e custos: estudo de caso numa unidade hospitalar de Lisboa, EPE(2015) Nunes, Susana Sofia da Costa; Romão, Ana Lúcia, orient.Nos últimos 30 anos, os custos com a saúde têm vindo a aumentar significativamente. As quedas de doentes são episódios frequentes nos internamentos de qualquer UH, que podem originar lesões, hospitalizações mais prolongadas, atraso na reabilitação e aumento de custos para a UH. A presente investigação teve por objetivo analisar quais as causas, consequências e custos de episódios de quedas notificadas com lesão, de doentes internados numa UH de Lisboa, EPE. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, do tipo correlacional-preditivo-transversal, através de uma análise retrospetiva de 153 notificações de incidentes de quedas com lesão, durante o ano de 2013. A grande maioria dos doentes tinha idade compreendida num intervalo de 71 a 85 anos, sendo a média da idade de 72 anos. O principal motivo que os levou a cair foi a busca da satisfação das suas necessidades fisiológicas (47,7%), com probabilidade de ter sido provocada pelo estado de saúde do doente (67,3%), com maior incidência de escoriações e hematomas (em igual número 28,1%). No geral, os casos de quedas com um nível de lesão moderado e grave são os que representam um maior valor médio dos custos, em que as lesões graves de origem ortopédica acarretaram maiores custos para UH.