Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar por assunto "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO"
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Item Avaliação externa e desempenho escolar : o papel da etnomatemática no desenvolvimento curricular da disciplina matemática(2016) Lima, Jorge Antônio Cavalcante; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Matemática nasceu das necessidades diárias da humanidade. Seu processo de construção teve início a partir do uso de raciocínios simples, artifícios de cálculos e práticas desenvolvidas para resolver problemas cotidianos, que foram se aperfeiçoando, até chegarem às formas mais sofisticadas de conhecimento existentes hoje no universo acadêmico. Entretanto, para D’Ambrósio (1998), a supervalorização de algumas culturas e a teorização do conhecimento matemático acabou distanciando a matemática acadêmica da prática cotidiana e tornando-a uma disciplina descontextualizada da realidade para muitos estudantes. Ele destaca ainda que o uso da etnomatemática em sala de aula pode ser uma ferramenta poderosa de contextualização do currículo de matemática. Para Apple (1991) o currículo deve incorporar também elementos tecnológicos que vão se aperfeiçoando e mudando a relação das pessoas com as formas de produção, socialização e uso do conhecimento. No caso do ensino médio esta necessidade torna-se ainda mais evidente, como afirma Sacristán (1998), ao lembrar que uma das missões que a educação pública deve exercer é a de proporcionar aos jovens opções de escolha em relação ao futuro. Para Tardif (2002) o professor tem papel fundamental na consolidação deste processo, pois, de acordo com Smole (2010), das mãos do professor nasce a vivência do currículo escolar e este não ser visto apenas como uma grade de disciplinas ou como um conjunto de expectativas de aprendizagem. De acordo com os estudados de Horta Neto (2010) a qualidade do ensino está associada também a um bom processo de avaliação externa que seja significativo para os estudantes, pois mesmo diante do caráter dominante e da tentativa do Estado em controlar os processos, ele é fundamental para avaliar as políticas educacionais implantadas pelos sistemas públicos de ensino. Diante do exposto, a presente dissertação apresentada para obtenção do Grau de Mestre no Curso de Ciências da Educação, conferido pela Escola Superior de educação Almeida Garrett, traz um Estudo Múltiplo de Casos. Ele foi realizado por meio do levantamento de dados e aplicado sobre os moldes da abordagem Qualiquanti do problema, tendo como base a análise dos impactos provocados pelo uso e pelo não uso da etnomatemática como instrumento de contextualização dos conhecimentos matemáticos no ensino desta ciência. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público e ajudar a desenvolver novas formas de aplicação, vivência e construção do currículo de matemática, através de reflexões sobre o uso e o não uso dos conhecimentos etnomatemáticos característicos de cada região onde a escola se encontra inserida.Item Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante(2014) Filho, Raimundo Nonato Serra Campos; Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.Este trabalho apresenta um estudo sobre a gestão da educação superior no Brasil através do Núcleo Docente Estruturante - NDE, cujo objetivo principal foi analisar a atuação desse Núcleo como gestor pedagógico nesse nível de ensino. A criação do NDE ocorreu no âmbito das políticas educacionais referentes à avaliação no ensino superior. Buscou-se identificar as concepções dos membros do NDE acerca do papel desse instrumento de gestão nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil; conhecer as condições logísticas para a atuação do Núcleo; verificar a aproximação ‘versus’ distanciamento entre o proposto nas normas legais e a efetiva atuação do NDE e avaliar se a implementação desse Núcleo promove inovação na educação superior. A investigação se caracterizou como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo estudo empírico foi realizado em treze cursos de instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas. O procedimento metodológico da investigação consistiu na aplicação de questionários dirigidos aos docentes membros do NDE dos cursos de graduação que compuseram a amostra. A análise de conteúdo dos dados resultantes desse instrumento revelou que a maioria dos docentes compreende o NDE como um órgão de elaboração e consolidação dos projetos político-pedagógicos dos cursos e como instrumento de inovação, por proporem intervenções de melhorias na qualidade do ensino. A maioria dos problemas para a atuação do NDE nas instituições, de acordo com os professores, refere-se à indisponibilidade de horário para as atividades do Núcleo. Verificou-se, também, o distanciamento entre o prescrito nas normas legais, que instituíram o Núcleo e a sua efetiva atuação, e destaca-se que somente 3,85% dos sujeitos revelaram que o NDE dos seus cursos cumpre as finalidades previstas na legislação que o criou. Este estudo representou um esforço de compreender a atuação do NDE como um instrumento inovador de gestão com potencialidades para promover a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pelas instituições brasileiras de educação superior.