Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar por assunto "BALANCED SCORECARD"
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Item Projeto Educativo com valência de um instrumento de gestão estratégica, segundo a metodologia Balanced Scorecard(2013) Jorge, Anselmo Florêncio; Sant'Ovaia, Carlos Alberto Pesqueira MarquesA gestão de uma organização, no nosso quotidiano, é por si só um grande desafio. No que respeita à organização escolar, a gestão deve ser suportada por vários documentos basilares, orientadores na administração e gestão da escola, destacando-se, de entre outros, o Projeto Educativo. Este Projeto deve emergir como resultado de um procedimento participativo e negociado entre os diferentes colaboradores, compreendendo a missão, a visão, as metas, os valores, enfim os fundamentos sobre os quais se ambiciona alicerçar um futuro, procurando refletir deste modo uma dinâmica essencialmente política, globalizante e flexível de todos e para todos. Pretende-se que não seja um documento de intenções e objetivos gerais pouco precisos, sem metas e estratégias suficientemente definidas e operacionalizáveis e muito menos construído unicamente por uma imposição legal resultante de um processo de implementação do regime de autonomia e gestão das escolas. A partir da questão “Como conferir ao Projeto Educativo de Escola a valência de um instrumento de gestão estratégica?”, o projeto aqui apresentado compreende formas de orientação da organização escolar para a estratégia, para que se torne uma tarefa de todos os atores escolares, clarifica os procedimentos e contributos da estratégia como um processo eficaz de gestão, define processos e indicadores que sustentem a construção de um Projeto Educativo com a validade de um instrumento de gestão estratégica; sustenta os aspetos essenciais da metodologia BSC e o seu grau de sustentabilidade de forma a perspetivar a sua aplicabilidade no Projeto Educativo de uma nova Unidade Orgânica - um recém-constituído Mega Agrupamento, na cidade de Lisboa. O quadro teórico revisita conceitos tradicionais da administração e gestão escolar como projeto educativo, liderança escolar, mobilizando simultaneamente, os conceitos oriundos da gestão estratégica das organizações, com enfoque específico no Balanced Scorecard. Em termos de metodologia, trata-se de um trabalho de projeto que convoca as técnicas da análise documental e do inquérito por entrevista, tendo aplicado a diversos atores da comunidade escolar com responsabilidades de relevo ao nível da orientação estratégica do agrupamento aqui tomado como destinatário do projeto. Visando a resolução de um problema: a ausência da valência de instrumento de gestão estratégica no Projeto Educativo do Agrupamento, o presente Projeto inclui também um plano de resolução consubstanciado num mapa estratégico, propondo processos, metas e indicadores estratégicos com vista à construção de um Projeto Educativo, sustentado pela metodologia Balanced Scorecard.