Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar por assunto "CHAPBOOK LITERATURE"
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Item Discurso, cultura da escola x cultura popular : as representações dos professores e estudantes do ensino médio sobre a literatura de cordel(2016) Silva, Luana Freire de Souza; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.A Literatura de cordel é um instrumento pedagógico essencial para alcançar resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem, em seu contexto literário, enaltece a cultura popular, refletindo sobre inúmeros acontecimentos da realidade social, todavia, percebe-se que professores e estudantes constroem diversas significações acerca desse tipo de literatura no cotidiano escolar. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar a construção das representações dos professores e estudantes do Ensino Médio sobre a Literatura de cordel. Para realizar esta investigação a metodologia foi mista, qualitativa e quantitativa, através de questionários e entrevistas; os sujeitos foram professores e estudantes de duas escolas da Rede Pública do estado de Pernambuco, no município de Tacaratu. O suporte teórico elencou as categorias: Cultura escolar/Prática pedagógica; Cultura popular/ Literatura de cordel; e Representações Sociais. A análise dos dados qualitativos voltou-se para a Análise de Discurso (AD). Os dados quantitativos foram analisados no SPSS (Statiscal Packt for the Social Science). Na análise documental foi feito um mapeamento dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) das escolas e demais documentos que norteiam às práticas educativas das escolas, e verificamos a carência de vivências culturais no cotidiano escolar, como subsídio de contribuição. Os resultados apontam para a falta de conhecimento dos discentes sobre a literatura de cordel, o desinteresse pela cultura popular e preconceito linguístico por esta literatura apresentar as marcas da fala dos nordestinos. Em relação aos professores, constatamos um reconhecimento sobre as contribuições que o cordel exerce em sua ação pedagógica, todavia, o ensino da literatura de cordel das duas escolas necessita de inovações para despertar o interesse dos estudantes pela leitura, pela produção de cordéis, sobretudo, desmistificar as significações que os discentes constroem acerca da própria identidade cultural representada por essa literatura. O estudo sugere que as escolas devem acrescentar em seus PPP com mais clareza, propostas que fortaleçam esse compromisso com os contextos culturais – local e global em seu cotidiano, para em junção à comunidade escolar através de diálogos, reflexões e ações, projetem aprendizagem significativas em seus estudantes, honrando a diversidade cultural e procurando romper com os preconceitos e estereótipos infundados.