Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por assunto "APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La educación a lo largo de la vida: lógicas sociales y marcos de análisis(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Jezine, Edineide; Prestes, Emília Maria da Trindade; Beltrán Llavador, José; Montané López, Alejandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo fornece uma visão aproximada da educação ao longo da vida, tanto do ponto de vista descritivo como do ponto de vista analítico. A primeira parte apresenta algumas lógicas ou dimensões sociais do ponto de vista da educação ao longo da vida. A segunda parte apresenta um quadro para as políticas de aprendizagem ao longo da vida, distinguindo entre educação de adultos e sua expansão e desenvolvimento futuro em relação à aprendizagem ao longo da vida. Em terceiro lugar, é dada atenção, num quadro de avaliação, ao recente programa PIAAC e aos seus resultados no caso de Espanha. Finalmente, dentro de um quadro proactivo, será sintetizada uma série de benefícios sociais derivados do aumento do nível de educação e da extensão da educação aos cidadãos ao longo da vida. Tudo isto nos permitirá dimensionar, nas considerações finais, a importância da educação ao longo da vida em termos de equidade e coesão social.