Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por assunto "BRAZIL"
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Item Desajuste de trayectorias estudiantiles : caso comparativo de la Universidad Federal de Paraíba y la Universidad de València(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Diniz, Adriana Valéria Santos; Villar, Alícia; Hernández, Francesc; Castelo Branco, UyguaciaraEste artículo aborda la cuestión del ajuste académico en las trayectorias universitarias entendiéndolo en base al ritmo de renovación de los estudiantes y de idoneidad de su rendimiento académico. El objetivo planteado es calibrar el ajuste entre ambos indicadores de rendimiento, es decir, renovación e idoneidad para poder proponer una medida integral de ajuste. Proponemos una metodología para ponderar el grado de ajuste en las trayectorias universitarias a partir de los indicadores de renovación e idoneidad mediante la propuesta de un nuevo indicador que denominamos tasa de ajuste. El procedimiento de su cálculo es a través de la adaptación del habitual índice de Gini y cuenta con la característica que permite aplicarlo a diferentes unidades de análisis (titulación, áreas de conocimiento, universidad). En la aplicación que presentamos en este artículo se describe la comparación realizada entre la Universidad Federal de Paraíba (Brasil) y la Universidad de València (España). Los resultados de este estudio permiten dar respuesta al objetivo planteado y proporcionar una dimensión del ajuste de las trayectorias académicas en las titulaciones de ambas instituciones universitarias. Esta propuesta permite observar a las instituciones universitarias según su grado de ajuste de acuerdo con los ritmos de rendimiento académico esperados a nivel institucional.Item Desigualdade e juventude: reflexões acerca de critérios adotados pelo plano nacional de assistência estudantil no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Oliveira, Mariana; Soares, Swamy; Deus, Ruy de; Neto, MelloCriado pela Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 39, de 12 de dezembro de 2007, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) surge no contexto de expansão e democratização da educação superior no Brasil. O público atendido pelo plano deve ser composto por discentes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial, oriundos da rede pública da educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esses critérios tendem a classificar como iguais os jovens que, embora delimitados por um recorte de renda comum, possivelmente sejam originários das mais diferentes matrizes familiares e, mais importante, pertencentes a substratos socioeconômicos diferenciados no interior do recorte adotado. Baseado nas contradições acima apresentadas, o esforço do presente artigo concentra-se em refletir sobre como o plano emerge no contexto da expansão do ensino superior, discutindo possíveis discrepâncias em decorrência de uma concepção de público alvo sem uma maior preocupação com suas diferenças internas. Para tanto, por meio da discussão conceitual e da análise de dados do Exame Nacional de Desempenho nos anos de 2015 a 2017, procura-se demonstrar não haver um padrão entre os alunos do Sistema Federal de Ensino Superior enquadrados no perfil adotado pelo plano.Item Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Morais, José Jassuipe; Albuquerque, Pascoal; Ferreira, António GomesEste artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.Item Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Farias, Maria da Salete de; Oliveira, João de; Lorente, LuisO presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.Item Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docente(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Junior, Luiz de Sousa; Verhine, Robert EvanEste artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar.