Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio
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Percorrer Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio por assunto "COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA"
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Item O Canal Parlamento Português como agente socializador político das pessoas surdas(2019) Ramos, Alexandra Paula Domingos; Guerreiro, Augusto Deodato, orient.O presente trabalho pretende, como finalidade, aferir os conhecimentos da comunidade surda sobre a terminologia na área da política. A autora desta Dissertação, devido ao seu trabalho semanal, de há treze anos até à presente data, como Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Assembleia da República da Televisão (ARTV) Canal Parlamento, bem como nos Serviços Noticiosos da SIC, Jornal da Noite e SIC Noticias, sentiu necessidade de perceber através da tradução de conceitos para LGP utilizados na Comunidade Surda se a mesma conhece nos tempos modernos novos conceitos que surgem diariamente na área da política. Daí, o objetivo desta investigação sobre a importância da LGP no conhecimento termos sociopolíticos, ligados a terminologia utilizada pelos vários quadrantes políticos através da ARTV Canal Parlamento e nos serviços noticiosos do Jornal da Noite na SIC e SIC Notícias. Este estudo desenvolveu-se pela metodologia de inquérito, sendo o público alvo a comunidade surda.Item A coesão funcional e interventiva do trinómio equipas-materiais-grupo de crianças : para o sucesso da estimulação precoce das crianças com deficiência na sua inclusão escolar(2014) Marques, Joana Isabel Pelicano; Guerreiro, Augusto Deodato, orient.Este estudo pretende demonstrar que as crianças podem ser agentes de mudança, pois têm o poder de alterar mentalidades, nomeadamente as da sua família mais próxima. As crianças com necessidades educativas especiais utilizam, frequentemente, meios de comunicação alternativos e/ou aumentativos, ao passo que as outras crianças não estão familiarizadas com os mesmos reagindo, muitas vezes, de forma adversa, discriminatória ou ainda curiosa. No entanto, se elas soubessem como funcionam e para que servem, poderiam utilizá-los com naturalidade sem desconfiança ou surpresa, conduzindo, assim, a uma integração social de sucesso. O êxito da estimulação precoce não depende, assim, apenas das equipas e dos materiais disponíveis, esta responsabilidade aparece de mãos dadas com o peso da pressão exercida pelos colegas nas escolas. Os laços estabelecidos entre as crianças vão garantir, ou não, um suporte emocional, afetivo e social determinantes para a sua inclusão, sendo de extrema importância a cooperação e interajuda entre pares. Estes meios de comunicação, se manipulados e experimentados com ludicidade, se estiverem presentes e disponíveis para serem explorados desde o nascimento, farão parte do vocabulário social e tornar-se-ão numa ferramenta para o sucesso escolar.