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Percorrer ECEO - Escola de Ciências Económicas e das Organizações por assunto "AÇORES"
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Item A importância da sustentabilidade, da responsabilidade social e do marketing social para ontenção de vantagem competitiva : estudo de unidades hoteleiras pertencentes à cartilha da sustentabilidade dos Açores(2023) Oliveira, Renata Barata de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente trabalho, intitulado com o tema ”A Importância da Sustentabilidade, da Responsabilidade Social e do Marketing Social para obtenção de uma Vantagem Competitiva (estratégia organizacional): Estudo de Unidades Hoteleiras pertencentes à Cartilha da Sustentabilidade dos Açores” tem como principal objetivo perceber se o Marketing Social, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade, bem como as certificações de sustentabilidade, mais especificamente a Cartilha da Sustentabilidade, ajudam, de facto, as unidades hoteleiras a obter vantagem competitiva. Para a materialização do objetivo deste estudo seguiu-se um método qualitativo, através da realização de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. A amostra é constituída por treze unidades hoteleiras pertencentes à Cartilha da sustentabilidade dos Açores. Para o efeito realizaram-se 13 entrevistas aos diretores das entidades com mais parâmetros sustentáveis pertencentes à Cartilha. Dos resultados finais conclui-se que, o fato das empresas adotarem medidas de sustentabilidade socialmente responsáveis, bem como utilizarem o mecanismo que é o marketing social, gera vantagem competitiva para as mesmas face a empresas concorrentes por inúmeros fatores, tais como o fato de os consumidores procurarem, cada vez mais, alojamentos sustentáveis e amigos do ambiente, e, ao serem tomadas decisões de cariz tanto social como ambiental, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, gera também vantagem competitiva, pois cria relações melhores, não só a nível laboral como também ambiental. A adoção de uma estratégia de marketing social permite que as empresas promovam a sustentabilidade das suas entidades, o que faz com que estas se diferenciem da concorrência, atraindo um público-alvo especifíco, fortalecendo a sua reputação bem como a confiança para com os seus clientes e fornecedores, fidelizando os mesmos e mostrando sempre uma atitude autêntica, inovadora, genuína e diferenciadora. Palavras-Chave: sustentabilidade; turismo sustentável; marketing social; responsabilidade social; vantagem competitivaItem Villa dos Capuchos : projeto para a criação de um empreendimento de turismo no espaço rural no nordeste, Açores(2022) Raposo, Rita Valério; Palrão, Teresa Sequeira Ribeiro Rodrigues, orient.Nos anos de 2020 e 2021, a indústria do turismo foi altamente afetada pelos efeitos da pandemia da COVID-19. A procura de áreas onde o turista pudesse ter um maior contacto com a natureza, que transmitem calma e tranquilidade, e com a oportunidade de realizar atividades caraterísticas destes locais aumentou significativamente, como consequência da necessidade do distanciamento social, medida recomendada para mitigar a propagação do vírus. Desta forma, a indústria teve de adaptar as suas infraestruturas e adotar normas de higiene mais rigorosas para aumentar a confiança e segurança dos seus hóspedes. Para responder à procura de espaços em contacto com a natureza, o projeto da Villa dos Capuchos nasceu com a intenção de aumentar a procura na Vila do Nordeste, concelho da costa nordeste da ilha de São Miguel, Açores, Portugal, criando um alojamento turístico que proporcione experiências e atividades relacionadas com Turismo em Espaço Rural (TER). Até recentemente, o Nordeste era conhecido pelo seu isolamento, e também pela sua distinta beleza natural intocada, o que torna este projeto relevante. Atualmente, este município dispõe apenas de um hotel e as restantes estruturas de alojamento são de alojamento local TER. A criação de um alojamento atrativo aumenta a possibilidade de trazer movimento turístico à pequena freguesia do Nordeste, que carece de uma oferta turística diferenciada. Para isso foram feitas entrevistas às agências de viagem, no sentido de avaliar a sua perceção sobre o potencial desenvolvimento do TER. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise line by line coding das entrevistas. Com este estudo é objetivo analisar o mercado e estudar a viabilidade de rentabilizar uma propriedade de 4181m2, remodelar e construir casas de campo, enquanto se tem uma abordagem ambientalmente sustentável, utilizando os restantes espaços vazios para cultivar hortícolas e frutas biológicas e acolher animais de quinta. Será feito através da análise dos dados estatísticos e da literatura disponível para melhor compreender o ambiente que envolve a propriedade, principalmente a dinâmica da indústria do turismo na Região Autónoma dos Açores e a sua influência na economia da região. Esta análise será seguida da definição de estratégias para dar vida ao projeto. Este projeto visa assim contribuir para a melhoria do turismo do Nordeste e ainda analisar o mercado através da perceção das agências de viagem sobre o desenvolvimento do turismo rural.