Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 09 - 2017 (Vol. 53) : O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFB
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Item Memórias sobre as reflexões da (não) perenidade nos museus: a aquisição e a documentação nos Salões de Arte da Bahia(Lusofona University, 2017) Silva, Anna Paula da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo apresenta algumas reflexões da dissertação defendida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. O texto versa sobre questões da memória e do esquecimento nas narrativas das representações culturais, alguns (des)encontros durante a pesquisa, algumas das trajetórias investigativas e teóricas sobre a museologia, a aquisição e a documentação de obras de arte contemporâneas adquiridas nos Salões de Arte da Bahia, as questões sobre as obras efêmeras do Museu de Arte Moderna da Bahia, e a imaterialidade e a transitoriedade que problematizam a perenidade nos museus.Item Não me olhe como vê: o não lugar das memórias, narrativas e trajetórias das mulheres negras nos museus de Salvador(Lusofona University, 2017) Silva, Joana Angélica Flores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto é resultado da dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia, intitulada: A representação das mulheres negras nos museus de Salvador: uma análise em branco e preto, que trata de um estudo de caráter crítico, acerca do lugar que é atribuído às mulheres negras, nas exposições de longa duração, nos museus de tipologia histórica em Salvador, Bahia, Brasil. O artigo propõe uma reflexão durante o processo de significação dos objetos das coleções que tratam somente das mulheres negras no contexto da escravidão. Nesse processo, é discutido o papel dos profissionais de museus e a forma como os mesmos hierarquizam coleções e subalternizam sujeitos. Há uma apropriação do meu lugar de fala como pesquisadora e militante da causa da mulher negra, no contexto de construção de lugares de memórias que tratem das trajetórias e narrativas dessas mulheres. O artigo traz o aporte teórico de Freire (1989), para tratar das relações entre o homem e o mundo; Hooks (2013) sustenta a discussão do lugar da intelectual negra na academia; Menezes (1994) e Cury (2005), para tratar das exposições museológicas, dentre outras contribuições.