Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 09 - 2017 (Vol. 53) : O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFB
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Item Memória Afro, Identidade, Territorialidade e Espaços Museais(Lusofona University, 2017) Soares, Cecília; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre memória, identidade, territorialidade e a importância dos memoriais afros em comunidades terreiros como forma de estratégia política de uma nova linguagem cênica e textual na preservação, divulgação e releituras das memórias projetadas nesses espaços.Item Patrimonialização: silêncios e escuta museológica(Lusofona University, 2017) Teixeira, Sidélia S.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo analisa a importância da integração entre patrimonialização e museologia para os processos de desenvolvimento social. Trata-se de discutir certas dimensões de uma pesquisa realizada na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, nos Parques Metropolitanos do Abaeté e de São Bartolomeu. A patrimonialização é analisada na sua dimensão sociológica e antropológica, considerando-a como parte da construção da cidadania. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, arquivística, a observação etnográfica e a realização de entrevistas. Os resultados apontaram, por um lado, para uma patrimonialização oficial e incompleta, revelando tensões e dificuldades de diálogo entre os agentes institucionais e as comunidades locais. Por outro lado, a patrimonialização é fundamental, mas também, precisa corresponder às demandas museológicas dos grupos sociais envolvidos com o patrimônio preservado. Conclui-se ainda sobre a importância da formulação e desenvolvimento de políticas articuladas que viabilizem a integração entre patrimonialização e museologia como forma de estimular o desenvolvimento local.Item Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto(Lusofona University, 2017) Brazón Hernández, Mariela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda duas questões centrais no estudo da obra do artista cinético latino-americano Jesús Soto (1923-2005): o uso de métodos combinatórios para gerar novos esquemas de estruturação da imagem, renunciando aos conceitos tradicionais de harmonia e composição, e a incorporação de elementos aleatórios na configuração das obras, com o intuito de multiplicar ad infinitum as possibilidades de performance das mesmas. A análise da produção do artista permitiu reconhecer a repetição, a permutação e a liberdade de ação como ideias fundamentais no processo de configuração formal e conceitual das obras. Assim, fruidor e obra artística agem como uma unidade cujo dinamismo é apenas uma parcela de um domínio físico mais extenso.Item Trajes do clero: diálogos sobre patrimônio, poder e comunicação(Lusofona University, 2017) Vale, Renilda Santos do; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo tem por finalidade analisar o vestuário como patrimônio importante no estudo das relações do homem com a sociedade, o poder hierárquico e simbólico exercido através dos trajes utilizados pelos sacerdotes durante as celebrações litúrgicas e a importância do valor intrínseco e atribuído desse objeto da cultura material. Utilizando como objeto de pesquisa peças da coleção de trajes eclesiásticos do Museu do Traje do Têxtil da Fundação Instituto Feminino da Bahia (FIFB).Item Virtual ou não: eis a questão! – conceitos fundamentais para a (des) construção de um museu dito “virtual”(Lusofona University, 2017) Zamana, Brisa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo aborda algumas das ideias desenvolvidas na dissertação de Mestrado intituladaMuseu do Alto Sertão da Bahia: diálogos entre museu de território e culturas digitais na qual defende-se que a museologia comporta uma abordagem multidisciplinar sobre a memória e o patrimônio. Sendo assim, o museu, que é também e principalmente o objeto de estudo da Museologia, por tudo o que é, deve atentar no discurso crescente e sem precedente das culturas digitais. Neste cenário, a internet, modo de comunicação profícuo e abundante, tem remodelado as bases estruturais da cultura dita digital expressa em uma grande rede de conexões em "nós" que se interligam no que pode ser chamado de ciberespaço. Em razão de transformações sociais e tecnológicas, propõe-se o diálogo entre as novas Tecnologias e Informação e Comunicação (TICs) e os museus, destacando as semelhanças e intercessões que possam contribuir ou refletir positivamente para possíveis mudanças na sociedade. Sabe-se que o senso comum limita ou associa falsa e equivocadamente o modo de fazer virtual, a algo eminentemente vinculado à internet ou à falta de materialidade. Entretanto, o termo "virtual" como "potência" quase nada tem a ver com o viés de que trata o senso comum.Item Não me olhe como vê: o não lugar das memórias, narrativas e trajetórias das mulheres negras nos museus de Salvador(Lusofona University, 2017) Silva, Joana Angélica Flores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto é resultado da dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia, intitulada: A representação das mulheres negras nos museus de Salvador: uma análise em branco e preto, que trata de um estudo de caráter crítico, acerca do lugar que é atribuído às mulheres negras, nas exposições de longa duração, nos museus de tipologia histórica em Salvador, Bahia, Brasil. O artigo propõe uma reflexão durante o processo de significação dos objetos das coleções que tratam somente das mulheres negras no contexto da escravidão. Nesse processo, é discutido o papel dos profissionais de museus e a forma como os mesmos hierarquizam coleções e subalternizam sujeitos. Há uma apropriação do meu lugar de fala como pesquisadora e militante da causa da mulher negra, no contexto de construção de lugares de memórias que tratem das trajetórias e narrativas dessas mulheres. O artigo traz o aporte teórico de Freire (1989), para tratar das relações entre o homem e o mundo; Hooks (2013) sustenta a discussão do lugar da intelectual negra na academia; Menezes (1994) e Cury (2005), para tratar das exposições museológicas, dentre outras contribuições.Item Desinventar objetos: a poética de Manoel de Barros e a gramática das exposições museológicas(Lusofona University, 2017) Britto, Clovis Carvalho; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo aproxima a exposição museológica da poética de Manoel de Barros (1916-2014), escritor brasileiro cuja proposta consiste em desinventar objetos e distorcer o olhar. Nesse aspecto, assim como a estratégia do poeta, a exposição aproxima coisas distintas, de trajetórias fragmentadas e que retiradas de sua função original são inseridas em um novo contexto, resultante de um gesto poético (sintaxe das coisas). Nosso intuito é investigar em que medida a alquimia poética promovida pelas exposições e a poética e a política dos museus promovida pela Sociomuseologia consistem em formas de instituir novas dramaturgias da memória.Item Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre Museu e Sala de Milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia(Lusofona University, 2017) Silva, Genivalda Cândido da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA pesquisa realizada teve como objetivo analisar como as práticas ex-votivas, presentes no Santuário do Bomfim, se vinculam à cultura popular dos pagadores de promessa que são inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos. notou-se a necessidade de realizar a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular abordando os seguimentos conceituais dos termos que circundam e representam a história e formação do Santuário do Senhor do Bomfim, como: o sacro e o profano, a estética, a folkcomunicação e a museologia que são temas transversalizados que, ao final dos estudos percebemos estarem intrinsecamente vinculados. Elucidando assim a compreensão, como se dá a sua contextualização com os ambientes trabalhados e as diferentes formas comunicacionais, a qual, é propiciada nos espaços abordados na pesquisa.Item Memórias sobre as reflexões da (não) perenidade nos museus: a aquisição e a documentação nos Salões de Arte da Bahia(Lusofona University, 2017) Silva, Anna Paula da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo apresenta algumas reflexões da dissertação defendida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. O texto versa sobre questões da memória e do esquecimento nas narrativas das representações culturais, alguns (des)encontros durante a pesquisa, algumas das trajetórias investigativas e teóricas sobre a museologia, a aquisição e a documentação de obras de arte contemporâneas adquiridas nos Salões de Arte da Bahia, as questões sobre as obras efêmeras do Museu de Arte Moderna da Bahia, e a imaterialidade e a transitoriedade que problematizam a perenidade nos museus.Item Uma coleção-documento: estudo da coleção de cópias em gesso de arte centro-africana do Museu Afro-Brasileiro-UFBA- primeiras notícias de pesquisa(Lusofona University, 2017) Freitas, Joseania; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta pesquisa de pós-doutorado trata do estudo de uma coleção de 12 cópias de importantes obras que se constituem como referências da arte centro-africana, destacadas nos principais livros e catálogos especializados. As cópias pertencem ao acervo do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO/UFBA), foram doadas pelo Museu Real da África Central (Tervuren-Bélgica). Para compreender a trajetória e a história desta coleção de cópias em gesso, na dimensão de coleção-documento, foi preciso trabalhar com histórias institucionais e pessoais, e conviver com espaços lacunares dos diversos arquivos.Esta trama museal remete aos antecedentes da criação dos grandes museus etnográficos, uma vez que a trajetória das cópias não se dissocia da trajetória de suas originais. As peças originais foram retiradas do antigo Congo Belga, com produções dos povos das regiões geográficas da atual República Democrática do Congo e do Nordeste de Angola. A história colonial-escravista, com suas instituições e personagens,está entrelaçada às peças em diferentes contextos, desde a retirada dos seus locais de origem, anulando suas funções e usos, à transformação em acervos etnográficos e posteriormente em acervos artísticos, servindo de suporte material para a divulgação de ideias raciais e racistas de inferioridade cultural e social dos povos africanos. Pretende-se ao final do processo de estudo produzir uma narrativa escrita com diversas vozes (livro-catálogo) e uma narrativa expográfica, que tratarão dos aspectos relativos às implicações e entrelaçamentos das histórias que envolvem a coleção original e as cópias, os diversos sujeitos e instituições, que são particularmente marcados por suas características identitárias.Item Breve panorama do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia - 2013 a 2016(Lusofona University, 2017) Freitas, Joseania; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da; Teixeira, Maria das Graças de Souza; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo traça um panorama das atividades e resultados dos primeiros anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (2013-2016), destacando a sua produção acadêmica, articulações institucionais, participação em seminários e trabalhos defendidos e em desenvolvimento.Item De Portugal às Américas: a tradição ex-votiva(Lusofona University, 2017) Oliveira, José Cláudio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho reserva-se à apresentação do ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres. Aqui, um recorte das produções do Projeto Ex-votos do Brasil: etapa museus, vinculado ao CNPq, que incursionou em museus e salas de milagres de 17 Estados brasileiros, e em algumas regiões de Portugal, espaços consagrados ao patrimônio cultual, que trazem, dentre suas riquezas, a natureza testemunhal da fé, e que apresentam histórias de vidas, retratadas em suportes pictóricos, fotográficos, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados, apresentando situações individuais e coletivas que refletem em valores econômicos, sociais, educacionais, da saúde, do medo, do prazer, da felicidade, da tristeza, enfim, situações que, além de especificar a natureza do indivíduo enaltece a memória social local, regional e nacional, que no Brasil adveio de Portugal, e que hoje se mostra uma contínua e rica tradição.Item Revisitando a relação entre museu e comunicação(Lusofona University, 2017) Weinstein, Mary; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho busca enfocar a relação entre museu e comunicação, no que tange à publicização de propostas, atividades e agendamento da própria instituição. Tratamos de jornalismo, da opinião pública e da premência de que o museu seja notícia o bastante, entre tantos assuntos que são agendados pelos meios de comunicação, para poder se colocar na mídia. Reconhecemos que o museu em si é um agendador que selecionou o objeto de memória, de arte, ou de qualquer outra natureza, para publicizar, destacar, salientar e colocar em evidência, sendo, portanto, também, um mediador. Então, esta permeabilização da mídia pela seleção que o museu faz se torna um meta agendamento que confirma as escolhas feitas para plasmar a realidade, para valorizar e destacar na sociedade. Para problematizar estes aspectos, recorremos à Teoria da Agenda Setting, ao conceito de opinião pública de Walter Lippman e à constatação de que há uma necessidade de publicizar o patrimônio cultural. Como universo empírico, selecionamos dez museus situados em Salvador, na Bahia.