Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 09 - 2017 (Vol. 53) : O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFB
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 09 - 2017 (Vol. 53) : O Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFB por assunto "CULTURAL HERITAGE"
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Item De Portugal às Américas: a tradição ex-votiva(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Oliveira, José CláudioO presente trabalho reserva-se à apresentação do ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres. Aqui, um recorte das produções do Projeto Ex-votos do Brasil: etapa museus, vinculado ao CNPq, que incursionou em museus e salas de milagres de 17 Estados brasileiros, e em algumas regiões de Portugal, espaços consagrados ao patrimônio cultual, que trazem, dentre suas riquezas, a natureza testemunhal da fé, e que apresentam histórias de vidas, retratadas em suportes pictóricos, fotográficos, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados, apresentando situações individuais e coletivas que refletem em valores econômicos, sociais, educacionais, da saúde, do medo, do prazer, da felicidade, da tristeza, enfim, situações que, além de especificar a natureza do indivíduo enaltece a memória social local, regional e nacional, que no Brasil adveio de Portugal, e que hoje se mostra uma contínua e rica tradição.Item Revisitando a relação entre museu e comunicação(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Weinstein, MaryEste trabalho busca enfocar a relação entre museu e comunicação, no que tange à publicização de propostas, atividades e agendamento da própria instituição. Tratamos de jornalismo, da opinião pública e da premência de que o museu seja notícia o bastante, entre tantos assuntos que são agendados pelos meios de comunicação, para poder se colocar na mídia. Reconhecemos que o museu em si é um agendador que selecionou o objeto de memória, de arte, ou de qualquer outra natureza, para publicizar, destacar, salientar e colocar em evidência, sendo, portanto, também, um mediador. Então, esta permeabilização da mídia pela seleção que o museu faz se torna um meta agendamento que confirma as escolhas feitas para plasmar a realidade, para valorizar e destacar na sociedade. Para problematizar estes aspectos, recorremos à Teoria da Agenda Setting, ao conceito de opinião pública de Walter Lippman e à constatação de que há uma necessidade de publicizar o patrimônio cultural. Como universo empírico, selecionamos dez museus situados em Salvador, na Bahia.Item Rotas de investigação sobre a formação do patrimônio cultural da Bahia(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Ceravolo, Suely MoraesApresenta-se o elenco de estudos sobre a constituição do patrimônio cultural da Bahia através de processos demusealização encadeados à Museologia, filiados ao GP Observatório da Muselogia na Bahia, linha História da Museologia na Bahia (Departamento de Museologia/PPG Museu/FFCH/UFBA - CNPq). Comenta-se o questionamento, o problema de pesquisa, o campo museal e o patrimônio cultural na Bahia. Parte-se da hipótese de que exposições, museus e coleções (públicas e privadas) consubstanciaram plataformas de sustentação para a construção desse patrimônio. O objetivo é identificar as variáveis, agentes e agências que intervieram nesse processo histórico. A metodologia baseada no levantamento, cruzamento e análise de fontes documentais revelam detalhamentos sobre instituições e personalidades baianas que responderam a demandas sociais e culturais locais. Conclui-se com um balanço dos trabalhos até o momento realizados aprofundando esse viés historiográfico.