Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020) por assunto "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO"
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Item Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Paulo(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Stefanini, Jaqueline; Cavalin, Luciana; Silva, Débora; Camargo, Natália; Sani, Ana; Scherer, Edson; Scherer, Zeyne; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.Item Políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aprofunda a trajetória das políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil, cuja gênese deve ser buscada em movimentos internos de regulação no país. Tal processo inicia-se ainda na década de 70 do século XX, quando são criadas as primeiras iniciativas de avaliação da pós-graduação em âmbito nacional, e tem continuidade ao longo do tempo. O texto aborda as iniciativas que se instauram gradativamente no período compreendido entre aquele momento histórico, as décadas subsequentes e os anos recentes, tomando como marco conclusivo o Plano Nacional de Educação, aprovado por lei em 2014. Com base nos momentos-chave desse percurso, identificados mediante análise documental, são consideradas distintas fases entre as origens, a organização e a consolidação da avaliação e regulação da educação superior no Brasil. Ao longo dessa trajetória são construídos os principais marcos do desenvolvimento do Estado Avaliador no Brasil, os quais são caracterizados por forte presença de um aparato técnico e burocrático que, pouco a pouco, imprime um novo desenho às políticas de educação superior que têm na regulação um forte componente de seu desenho atual.