Mestrado em Artes da Animação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Artes da Animação por assunto "ARTE INTERATIVA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aneurysm: Projeto de instalação artística(2022) Telo, Sofia Ochôa de Carvalho Barreiros; Luz, Filipe Costa, orient.Este relatório de projeto apresenta as várias fases da criação, produção e receção da Instalação artística Aneurysm, num exercício de animação expandida. Parte-se das seguintes questões de investigação: Como desenvolver uma dimensão visual intimista, abstrata e metafórica do tema, recorrendo ao conceito de animação expandida? Que estratégias de animação expandida podem ser implementadas, para aprofundar a comunicação artística e, simultaneamente a literacia da saúde? como organizar uma instalação artística que sensibilize e cative a audiência para este tema? Qual deve ser o foco para promover o seu envolvimento: dados estatísticos e informação, pensamentos e histórias pessoais, sensações, sentimentos, afetos, cenas reais, sofrimento, reflexão, presença? O projeto teve como objetivos: i) Explorar criativamente meios de animação, ii) Realizar um projeto intimista e minimalista, iii) Desenvolver um projeto de animação que sensibilize sobre o tema aneurisma, iv) Investigar abordagens e práticas de avaliação artísticas já experimentadas noutros contextos, desenvolvendo um projeto de reflexão e prática de instalação artística para o mestrado em Artes de Animação. A pertinência do tema enquadra-se na natureza aberta da animação à inovação e a temas novos, alternativos e futuros, no atual momento de viragem da cultura visual, com destaque para a atenção aos afetos, solidão e problemas de saúde. Utilizando uma metodologia de investigação baseada na prática, descreve-se e analisam-se as instalações e os resultados das interações com as audiências, realizadas entre junho e setembro de 2022, a par das particularidades da animação expandida nesse contexto. Palavras chave: Instalação Artística, Aneurisma, Arte interativa, Animação expandida, Practice-research based