CeiED - eBooks
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer CeiED - eBooks por assunto "EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03-10) Rosa, Vítor; Dantas, Lucimar; Lopo, Teresa Teixeira; Leal, Maria Clara; Almeida, Everaldo dos Santos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente trabalho de investigação, Avaliação Pedagógica de Resultados Escolares e Literacia de Leitura (AVAL), desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), decorreu entre 2020 e 2021.Item Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2002-05) Torres, Carlos Alberto; O'Cadiz, Maria del Pilar; Wong, Pia Lindquist; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoComo todas as obras, também edição portuguesa de Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e a reforma educativa, de Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, tem uma história. Seguindo uma boa prática existente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a nóvel área das Ciências de Educação decidiu proceder a organização periódica de um colóquio científico que permitisse aos seus estudantes, docentes e investigadores o contacto com os trabalhos e as interrogações de investigadores e académicos de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, sob uma temática específica. Para o primeiro Colóquio, realizado em Março de 2000, decidiu-se associar os nomes e a obra de dois dos maiores pedagogos da língua portuguesa, Paulo Freire e Rui Grácio, para uma reflexão sobre os caminhos da educação e sobre a possibilidade de uma acção emancipatória no campo educativo.Item Estudo participativo sobre a mobilidade em Marvila, Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; Costa, Henrique Chaves; Rés do Chão; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNo âmbito do projeto Gingada, dedicado ao incentivo do uso da bicicleta num contexto marcado por desigualdades sociais — Marvila, Lisboa (Portugal) —, foi desenvolvido um estudo participativo sobre a mobilidade de quem vive este território. Partindo de uma abordagem metodológica de investigação-ação participativa, o estudo compreende a recolha de indicadores estatísticos para a caracterização do território e da mobilidade urbana, o desenvolvimento de um inquérito por questionário (n=396) e a discussão participativa dos resultados na comunidade local. > https://www.academia.edu/87011700/Estudo_participativo_sobre_a_mobilidade_em_Marvila_LisboaItem Humanismo e desafios de cidadania(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Serrão, Jacinto; Gonçalves, Maria Neves L.; José, Gregório Viegas Brás; Bracons, Hélia; Cabral, Arlinda; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA presente publicação resulta de uma seleção de temas abordados no II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania” 2 pelos ora dores que manifestaram interesse e se comprometeram em contribuir para a “memória escrita”, através da elaboração de um capítulo do livro. Trata-se de um diálogo académico e científico reflexivo, alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência e respetivos contextos. Um diálogo mais do que nunca atual, que precisamos de continuar a trabalhar e a exercer vigilância crítica. A cidadania não se esgota, nem se dirige apenas a uma parte da sociedade. Ganha sentido global se aplicarmos o princípio fundamental da ética utilitarista: a ação é moralmente boa quando faz crescer a quantidade global de felicidade, de bem-estar. O bem, que é o humanismo e a cidadania, tem uma dimensão inevitavelmente coletiva, comunitária. Isto para dizer que apesar deste livro resultar de um congresso académico, é um diálogo que abraça todos, estende-se pela vida de todos. Um diálogo que queremos continuar a praticar e a desenvolver. Perceber os conceitos de humanismo, de direitos humanos e de cidadania é compreender um dos maiores desafios da humanidade, sem os quais ideologias, políticas, organizações, comunidades e nações perdem significado nas nossas vidas individuais e coletivas. Apreender os princípios e valores subjacentes a estes conceitos é um desafio de todos e de cada um. Um desafio para o exercício de uma cidadania consciente e responsável, promotora de paz, de justiça social, de liberdade e de um progresso sustentável à escala local e global.Item Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global : II Congresso Internacional 2021(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania”, 2, 2021; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania”, de que resulta a presente publicação, é um destes espaços de diálogo académico e científico reflexivo, em alguns casos alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência de contexto, e incluindo uma abrangência de temas e geografias que enriquecem todos/as quantos participam neste(s) Congresso(s). Através da reflexão crítica, característica deste nosso meio académico, pretende- se, como uma das responsabilidades deste(s) Congresso(s) que se realiza bienalmente, identificar conjuntamente formas de participar nos esforços de análise contínua sobre o alcance dos fins e princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pretende-se identificar e analisar os esforços para alcançar os compromissos à escala global para melhorar a vida no planeta e a condição humana. Por exemplo, os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, como resposta às assimetrias sociais e de desenvolvimento, às crescentes ameaças à paz, à segurança e às alterações climáticas. A concretização de um evento desta natureza deve-se ao trabalho colaborativo e cooperativo de muitas pessoas. Agradecemos a colaboração de todos/as os/as que tornaram possível a realização deste evento. Além dos contributos dos/das participantes que apresentaram as suas comunicações, o Congresso contou com a excelência dos/das oradores/as convidados/as para os painéis temáticos e de uma equipa organizadora que tornou possível o sucesso do Congresso.