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    Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2002-05) Torres, Carlos Alberto; O'Cadiz, Maria del Pilar; Wong, Pia Lindquist
    Como todas as obras, também edição portuguesa de Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e a reforma educativa, de Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, tem uma história. Seguindo uma boa prática existente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a nóvel área das Ciências de Educação decidiu proceder a organização periódica de um colóquio científico que permitisse aos seus estudantes, docentes e investigadores o contacto com os trabalhos e as interrogações de investigadores e académicos de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, sob uma temática específica. Para o primeiro Colóquio, realizado em Março de 2000, decidiu-se associar os nomes e a obra de dois dos maiores pedagogos da língua portuguesa, Paulo Freire e Rui Grácio, para uma reflexão sobre os caminhos da educação e sobre a possibilidade de uma acção emancipatória no campo educativo.
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    Humanismo e desafios de cidadania
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Serrão, Jacinto; Gonçalves, Maria Neves L.; José, Gregório Viegas Brás; Bracons, Hélia; Cabral, Arlinda
    A presente publicação resulta de uma seleção de temas abordados no II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania” 2 pelos ora dores que manifestaram interesse e se comprometeram em contribuir para a “memória escrita”, através da elaboração de um capítulo do livro. Trata-se de um diálogo académico e científico reflexivo, alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência e respetivos contextos. Um diálogo mais do que nunca atual, que precisamos de continuar a trabalhar e a exercer vigilância crítica. A cidadania não se esgota, nem se dirige apenas a uma parte da sociedade. Ganha sentido global se aplicarmos o princípio fundamental da ética utilitarista: a ação é moralmente boa quando faz crescer a quantidade global de felicidade, de bem-estar. O bem, que é o humanismo e a cidadania, tem uma dimensão inevitavelmente coletiva, comunitária. Isto para dizer que apesar deste livro resultar de um congresso académico, é um diálogo que abraça todos, estende-se pela vida de todos. Um diálogo que queremos continuar a praticar e a desenvolver. Perceber os conceitos de humanismo, de direitos humanos e de cidadania é compreender um dos maiores desafios da humanidade, sem os quais ideologias, políticas, organizações, comunidades e nações perdem significado nas nossas vidas individuais e coletivas. Apreender os princípios e valores subjacentes a estes conceitos é um desafio de todos e de cada um. Um desafio para o exercício de uma cidadania consciente e responsável, promotora de paz, de justiça social, de liberdade e de um progresso sustentável à escala local e global.
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    Estudo participativo sobre a mobilidade em Marvila, Lisboa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; Costa, Henrique Chaves; Rés do Chão
    No âmbito do projeto Gingada, dedicado ao incentivo do uso da bicicleta num contexto marcado por desigualdades sociais — Marvila, Lisboa (Portugal) —, foi desenvolvido um estudo participativo sobre a mobilidade de quem vive este território. Partindo de uma abordagem metodológica de investigação-ação participativa, o estudo compreende a recolha de indicadores estatísticos para a caracterização do território e da mobilidade urbana, o desenvolvimento de um inquérito por questionário (n=396) e a discussão participativa dos resultados na comunidade local. > https://www.academia.edu/87011700/Estudo_participativo_sobre_a_mobilidade_em_Marvila_Lisboa
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    Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global : II Congresso Internacional 2021
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania”, 2, 2021; Serrão, Jacinto; Gonçalves, Maria Neves L.; Bracons, Hélia; Brás, José Gregório Viegas; Cabral, Arlinda
    O II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania”, de que resulta a presente publicação, é um destes espaços de diálogo académico e científico reflexivo, em alguns casos alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência de contexto, e incluindo uma abrangência de temas e geografias que enriquecem todos/as quantos participam neste(s) Congresso(s). Através da reflexão crítica, característica deste nosso meio académico, pretende- se, como uma das responsabilidades deste(s) Congresso(s) que se realiza bienalmente, identificar conjuntamente formas de participar nos esforços de análise contínua sobre o alcance dos fins e princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pretende-se identificar e analisar os esforços para alcançar os compromissos à escala global para melhorar a vida no planeta e a condição humana. Por exemplo, os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, como resposta às assimetrias sociais e de desenvolvimento, às crescentes ameaças à paz, à segurança e às alterações climáticas. A concretização de um evento desta natureza deve-se ao trabalho colaborativo e cooperativo de muitas pessoas. Agradecemos a colaboração de todos/as os/as que tornaram possível a realização deste evento. Além dos contributos dos/das participantes que apresentaram as suas comunicações, o Congresso contou com a excelência dos/das oradores/as convidados/as para os painéis temáticos e de uma equipa organizadora que tornou possível o sucesso do Congresso.
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    C3Places - Using ICT for Co-Creation of Inclusive Public Places
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03) Costa, Carlos Smaniotto; Batista, Joana; Almeida, Inês; Menezes, Marluci; Skaržauskienė, Aelita; Mačiulienė, Monika; Botteldooren, Dick; Renterghem, Timothy Van; Pizzi, Rita; Ceravolo, Paolo; Erjavec, Ina Šuklje; Žlender, Vita; Marušić, Barbara Goličnik; MILÃO
    This e-book and correspondent platform MyC3Place present the collection of the outcomes carried out by the partners of the C3Places Project.It explores the new dynamics of open spaces as a trusted service for community and expands our understanding on how mediated public open spaces function, paying attention to stakeholders, local context and different social groups. The e-book shows how it's possible to increase the quality of public open spaces (squares, parks, green spaces) as a community’s service, reflecting through ICT the needs of different social groups. Public spaces are critical for cultural identity, as they offer the place for interactions among generations and ethnicities. Even in the digital era, people still need contact with nature and other people to develop different life skills, values and attitudes, to be healthy, satisfied and environmentally responsible. Using ICT and co-creating with users, this e-book expands our knowledge on meeting emerging citizens’ needs about the future public space. All the contents are classified by means of keywords that are described on the following pages. Then the work of each partner is presented in detail.
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    AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03-10) Rosa, Vítor; Dantas, Lucimar; Lopo, Teresa Teixeira; Leal, Maria Clara; Almeida, Everaldo dos Santos
    O presente trabalho de investigação, Avaliação Pedagógica de Resultados Escolares e Literacia de Leitura (AVAL), desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), decorreu entre 2020 e 2021.