Mestrado em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
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Percorrer Mestrado em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva por assunto "AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA"
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Item Cozinha Virtual : uma prova de avaliação Neuropsicológica em Realidade Virtual(2012) Caires, Cláudia Sofia Pereira; Gamito, Pedro, orient.Esta dissertação surgiu com o intuito de criar uma prova neuropsicológica com todas as características das tradicionais provas de papel e lápis, com o acréscimo de vantagens que as novas tecnologias lhe podem trazer. Desta forma, desenvolveu-se um ambiente virtual com um propósito avaliativo, semelhante ao da prova em papel Trail Making Test e posteriormente ao seu desenvolvimento elaborou-se uma aplicação que foi testada em dois grupos. Compostas por um total de 47 elementos, estas amostras abrangeram população com e sem diagnóstico de problemas de alcoolismo (Síndrome de Dependência Alcoólica), que foram submetidas à execução das provas Cozinha Virtual e Trail Making Test. Os dados daí resultantes comprovam a capacidade desta prova avaliar os défices cognitivos ao nível da flexibilidade cognitiva, da capacidade de sequenciação, de procura visual, velocidade motora e capacidades atencionais e confirmam também a sua correlação com a prova que lhe deu origem.Item Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior(2018) Morais, Geovana Marques; Gamito, Pedro, orient.O processo de envelhecimento, sendo natural à nossa espécie, é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, como, as funções executivas, que permitem aos indivíduos regularem de forma flexível suas ações, pensamentos e desempenhar comportamentos adaptáveis orientados por objetivos. Por isso, as avaliações que permitam investigar as funções mentais superiores são importantes. Deste modo, muitas provas neuropsicológicas precisam ser validadas para o funcionamento das atividades de vida diária, assim sendo, devem ser complementados com abordagens que captam a capacidade dos indivíduos de realizar tarefas da vida real. E os ambientes de realidade virtual são apresentados como auxiliares potenciais para melhorar ou aumentar a validade ecológica das avaliações neuropsicológicas. O presente estudo teve como principal objetivo comparar o desempenho entre a avaliação tradicional de testes a papel e lápis versus avaliação com recurso a uma plataforma de realidade virtual, bem como a relação entre os testes em uma população sénior. A amostra foi constituída por 18 participantes, 6 do sexo feminino (33,3%) e 12 participantes do sexo masculino (66,7%) com idade média de idade 70,5 anos (DP = 5,36), e com uma média de 6,33 anos de escolaridade (DP = 3,44). Os resultados evidenciaram uma correlação significativa entre o MoCA e o número de acertos na Sapateira (r = 0,545; p = 0,019); entre o tempo da Cozinha (r = -0,551; p = 0,018) com o resultado da FAB; e o tempo da Galeria mais os erros do CTT1 e erros de cor CTT2 (r = 0,0502; p = 0,034). Esses resultados mostraram que um desempenho fraco na SLB está associado a um mau funcionamento cognitivo e a nível do funcionamento do lobo frontal, avaliados respetivamente pelo MoCA, FAB e CTT1 e 2. Conclui-se que os resultados do funcionamento cognitivo global do estudo sugerem que o desempenho em tarefas tendo como recurso as plataformas de realidade virtual com validade ecológicas confirmam ou atestam o desempenho dos testes neuropsicológicos tradicionais, confirmando que a mesma pode ser um grande preditor do funcionamento cognitivo e do funcionamento do lobo frontal.