Revista Lusófona de Educação n.º 13 (2009)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 13 (2009) por assunto "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Da exclusão à Inclusão : concepções e práticas(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Silva, Maria Odete Emygdio da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.Item Serão realmente especiais as necessidades educativas dos alunos e alunas? A intencionalidade do discurso.(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Saorin, Jesús Molina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAtravés deste trabalho de investigação, oferecemos alguns contributos teóricos e práticos sobre a nossa consideração a respeito das necessidades educativas mal denominadas “especiais”, realizando uma contextualização sobre a situação educativa actual, centrando o atendimento na realidade educativa e oferecendo uma descrição dos diferentes aspectos que intervêm na denominada escola compreensiva.