ULusófona - Centro Universitário do Porto
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Percorrer ULusófona - Centro Universitário do Porto por assunto "ACCESSIBILITY"
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Item A acessibilidade na reabilitação: “Reabilitação e reconversão de uma casa senhorial em escola de música”(2016) Fernandes, Carlos Miguel Sousa; Santos, João Carlos Martins Lopes dos, orient.Portugal tem um grande número de edificios antigos com elevado valor patrimonial por ser um país com uma história e uma tradição seculares. A presente dissertação tem como objectivo focar-se num caso de estudo específico, a reabilitação e reconversão da casa senhorial da quinta da Conceição em escola de música localizada em Leça da Palmeira. Actualmente, muitos edifícios antigos encontram-se em mau estado de conservação e a necessitar de obras de recuperação e reabilitação. Neste contexto, atendendo às exigências atuais no que diz respeito à igualdade nos acessos, a questão da acessibilidade é uma exigência incontornavel. Porém, as alterações que são necessárias introduzir nos edifícios para responder a esta questão têm que ser ajustadas à preservação dos valores patrimoniais, em especial no património classificado onde, intervenções menos cuidadas, se podem transformar numa perda de valor, arquitectónico e cutural. No entanto, é preciso desenvolver os projectos com base nas normas nacionais estabelecidas para as intervencões em edifícios antigos, por forma a adptar os mesmos às regras de acessibilidade previstas nos dias de hoje. Esta dissertação procura, desta forma, com foco num edifício especifíco, demonstrar que é possível estabelecer um conjunto de soluções arquitetonicas que garantem a acessibilidade de todos os cidadãos aos edifícios reabilitados sempre com suporte numa prática que respeite as características e componentes do valor arquitectónico destes imoveis.Item Museografias de acontecimentos(2021) Cardoso, Maria da Luz Nolasco; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.Nesta tese abordamos os mecanismos de produção e também de reprodução que são inerentes à arte, refletindo num conjunto de objetos da coleção de arte moderna e contemporânea da SEC/MC - Secretaria de Estado da Cultura, obras recorrentes ao arquivo de arte dos últimos 25 anos do século XX. A fronteira temporal que esta coleção implantou entre os vários arquivos de arte portuguesa, deu lugar a uma lacuna que é também um intervalo, uma descontinuidade específica, na regularidade da história da arte. Este intervalo revelou-nos um universo de imagens que denunciam a diferença dos tempos e a mudança de épocas, dando origem à inevitabilidade da sua dispersão. Em contraponto, abriu novas perspetivas para pensarmos a arte moderna e contemporânea portuguesa. Permitiu também abrir caminho ao inesperado, ao acaso na medida em que este afeta causas, motivos e agentes capazes de ação crítica e de ética. O questionamento da origem da coleção motivou o seu “aparecer” no campo da arte e ocasionou o “lembrar” de um arquivo apagado/esquecido. O reativar do potencial artístico dos acontecimentos relacionados com as obras em questão afetou, no nosso tempo, o cruzamento deste arquivo de imagens com os novos media. Sendo também a questão da cultura digital um desafio ao longo da nossa investigação (a dos media), esta possibilitou uma nova visibilidade das obras de arte mostrando o que de inesperado estas podem revelar no nosso tempo; daí parte a pesquisa para a viabilidade das imagens, e para a transitabilidade das obras em outros dispositivos de comunicação, diferentes dos tradicionais media não tecnológicos, abrindo-se um desafio inesperado, e em prosseguimento.