Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 19 - 2022 (Vol. 63)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 19 - 2022 (Vol. 63) por assunto "EDUCAÇÃO DE ADULTOS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Letras Prá Vida a esperançar com Paulo Freire(Lusofona University, 2022) Soeiro, Dina; Santos, Lina; Parreiral, Sílvia; Patrão, Carla; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO projeto comunitário Letras Prá Vida é desenvolvido, desde 2015, em Portugal, e é coordenado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. No âmbito da sua dimensão de intervenção socioeducativa, dinamiza oficinas de alfabetização, as Letras Prá Vida; para a promoção da literacia digital, as Teclas Prá Vida; e as Músicas Prá Vida, que utilizam a música como instrumento ao serviço da humanização, numa abordagem inclusiva e intergeracional. Estas oficinas contribuem para o desenvolvimento das diversas literacias, o diálogo intergeracional, a igualdade de oportunidades de aprendizagem, o empoderamento, a inclusão social, o combate à solidão e ao isolamento, o envelhecimento ativo, a participação cívica, a cidadania democrática e a educação para a saúde. Acresce a esta dimensão de intervenção, baseada na aprendizagem em serviço, uma dimensão de investigação-ação participativa e crítica, uma dimensão formativa de educação e literacia de adultos e uma comunidade de prática que contribui, através dos amigos críticos do projeto, entre os quais incluimos Paulo Freire. Numa prática libertadora, democrática, assumidamente política, defendemos a educação enquanto bem público para todos(as), a valorização da educação de adultos não formal e da educação de adultos mais velhos como um direito e um investimento. Esta reflexão inacabada sobre como Paulo Freire vive no coração do Letras Prá Vida que aqui apresentamos, é um convite para a ação de esperançar.Item Memórias da negritude : o movimento popular na periferia de Olinda como Patrimônio da EJA(Lusofona University, 2022) Silva, Maria Conceição da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda parte da trajetória política, profissional e espiritual da Yalorixá, Mestra em Educação, especialista em Educação de Jovens e Adultos, militante do Movimento Negro, Maria Conceição da Silva, com o objetivo de, através desta narrativa, registrar e preservar a história dos movimentos populares, da cultura negra e da Educação de Jovens em Adultos, de Olinda, município do Estado de Pernambuco, Brasil. A história de vida, base deste artigo, foi narrada na palestra virtual "Memórias da Negritude: o movimento popular na periferia de Olinda como Patrimônio da EJA", promovida e registrada em vídeo, no dia 9 de julho de 2020, pelo Coletivo de investigadores do curso de Mestrado e Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias (ULHT), chamado de Sociomuseologia+Paulo Freire.