Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 19 - 2022 (Vol. 63)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 19 - 2022 (Vol. 63) por assunto "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola : uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire(Lusofona University, 2022) Tolentinho, Átila; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA pretensão deste texto é fazer um diálogo com professoras e professores sobre a educação patrimonial no chamado ambiente formal da educação, sem deixar de considerar a potencialidade da sua relação com o ambiente não formal. Para tanto, o debate parte das diretrizes da educação patrimonial instituídas pela Portaria/Iphan nº 137/2016, as quais são descritas e detalhadas, demonstrando como o pensamento do educador Paulo Freire perpassa e influencia a concepção de educação patrimonial instituída pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Brasil. O caminho argumentativo aponta no sentido de que as diretrizes destrinchadas defendem uma educação patrimonial pautada numa perspectiva dialógica, reflexiva e crítica, que deve ser desenvolvida com a participação efetiva das comunidades e das pessoas. Seguindo os ensinamentos da obra de Paulo Freire, a educação patrimonial deve assumir sua dimensão política que leva em consideração, de uma forma horizontal e democrática, os diferentes saberes, olhares e cosmovisões perante o patrimônio cultural e seus processos de preservação.