Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por assunto "AUTONOMIA EDUCACIONAL"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A aprendizagem baseada em problemas : o desenvolvimento de competências sociais transversais através de um projecto interdisicplinar na área do comércios e serviços(2013) Carvalho, Bruno Miguel Almeida; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Já não causa estranheza a palavra globalização, pois, apesar de muitas vezes ser utilizada de forma incorreta, ela justifica a velocidade com que a economia evolui nos dias hoje, e torna possível alterar em pouco tempo e determinar de forma crucial o destino do indivíduo e da sociedade. Certo é que a velocidade da informação e a inovação tecnológica catapultaram alterações em vários domínios, na economia, no ambiente e na sociedade, tornando constantes os desafios, no mundo em que vivemos. Também a comunidade educativa tem como desafio inovar constantemente na preparação de cidadãos cada vez mais aptos e capazes, para conseguirem ter sucesso num mundo cada vez mais exigente, em que não se satisfaz apenas com qualificações, mas também com competências. O presente estudo incide numa experiência de aprendizagem aplicada numa escola profissional na área do comércio, onde foram desenvolvidas várias competências provindas de diferentes áreas do saber, mas transversais na sua aplicabilidade perante a realidade, através da realização de um projeto interdisciplinar. A procura de estratégias de ensino que ajudem a desenvolver aprendizagens significativas e motivadoras levou à escolha do método de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Os resultados obtidos comprovam que no ambiente educativo testado a metodologia aplicada proporcionou resultados muito positivos no que concerne ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para a futura atividade profissional de técnico de vendas, assim como no elevado grau de satisfação dos alunos com as atividades realizadas.Item Estratégias metacognitivas no ensino e aprendizagem da história e da geografia: uma proposta de intervenção numa turma do 8º e 9º ano de escolaridade(2013) Farromba, Nádia Alexandra de Oliveira Lopes Pires; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.A investigação-ação desenvolvida visa apresentar as estratégias metacognitivas aplicadas em contexto de ensino, durante o estágio pedagógico numa turma de História de 9º ano e de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Almeja-se perceber se as estratégias utilizadas contribuem para uma maior autonomia do aluno na sua relação com o saber. O contexto educativo de forma geral, e em particular a sala de aula, são espaços de eleição para o estreitamento de relações entre professor/aluno, e assumem um papel de destaque no sucesso educativo. Implementar estratégias metacognitivas pressupõe alterar os métodos de trabalho de cada professor, adotando uma cultura que valorize os processos de aprendizagem e dando particular atenção às dificuldades sentidas pelos alunos. Desta forma, elegeu-se como questão de partida: «Em que medida o uso de estratégias metacognitivas nas disciplinas de História e Geografia são promotoras de mudanças no processo de aprendizagem dos alunos?» De acordo com as finalidades desta investigação, para a resposta a esta questão englobam-se fases importantes do processo metodológico seguido, nomeadamente a fase inicial da observação, a fase de aplicação dos instrumentos metacognitivos e a fase de análise dos questionários metacognitivos recolhidos. Teve-se como objetivos compreender e interpretar, através da análise de conteúdo, as respostas dadas pelos alunos ao questionário metacognitivo, de forma a perceber o sentido e o valor da utilização de estratégias metacognitivas. Através da análise e interpretação das perguntas dos questionários feitos aos alunos, para as duas disciplinas, é possível concluir que a estratégia utilizada na disciplina de História alcançou um balanço positivo, bem como na disciplina de Geografia.