Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por assunto "CRIATIVIDADE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O ensino das artes e a ligação ao património azulejar através do módulo padrão(2023) Rocha, Maria Inês Manso de Oliveira; Vasconcelos, Maria Constança, orient.O presente trabalho é o resultado do estudo empírico realizado durante a prática supervisionada, que pretende refletir sobre o modo como se podem abordar as questões do património português na sala de aula, nomeadamente numa turma de 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico. Através da metodologia de investigação-ação utilizada, foi desenvolvida uma pesquisa sobre património azulejar português para o que foi programada uma unidade didática, explorando o conceito do módulo-padrão. Com base na revisão de literatura, considerou-se importante, abordar durante as aulas, os seguintes temas: autonomia, criatividade, módulo-padrão e o conceito de património. Pretendeu-se proporcionar aos alunos, a capacidade para desenvolver práticas criativas, apoiadas numa motivação constante da parte dos docentes e criação de um ambiente escolar adequado. As observações e reflexões sobre a realidade escolar no estágio, possibilitaram a execução de um plano de ação com o objetivo de sensibilização para o património azulejar português, em que as estratégias e métodos adotados iam sendo sempre alvo de questionamento na procura de soluções mais produtivas. Atualmente, o ensino das artes desempenha um papel dominante na evolução intelectual e do pensamento criativo/ crítico dos alunos. Deste modo, a inserção de novas abordagens processuais, bem como a utilização de novos métodos originou novas fórmulas e soluções na forma de trabalhar e de pensar sobre a arte. Palavras-chave: História do Azulejo, Modúlo-Padrão, Património azulejar português, Artes Visuais, Criatividade e Autonomia