Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por assunto "ACCOUNTING MANAGEMENT"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Gestão de contas públicas e «accountability» no sistema educativo: contributos para a escola de excelência(2016) Cardoso, Cármen Sílvia Morais; Silva, Armando, orient.Realizou-se esta investigação sobre a mais recente reestruturação da escola pública que foi a criação dos agrupamentos de escolas. Vislumbrou-se o novo modelo de gestão bem como o «modus operandi» da governança/ administração/finanças escolares, tendo por base a relatividade da sua autonomia, assim como das constantes reformulações a que o conceito tem sido submetido. Aplicou-se à Escola Pública o modelo financeiro proposto por Slomski (1996). Utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso instrumental único, alicerçado numa estratégia multimétodo que conjugou dados qualitativos e quantitativos, através da observação participante, registo, análise documental, questionário e entrevistas a informantes-chave. Focalizou-se o olhar na opinião dos professores, e intentou-se compreender como observam o modelo de autonomia e de gestão/administrativa desta nova(mega) unidade orgânica. Em paralelo, pode-se constatar que o agrupamento de escolas apresentou, em 2012, um Resultado Económico positivo de 756 940,37 €, o que equivale a uma média de 330,57 € por aluno. Concluiu-se que agrupamento de escolas desenvolve, de forma eficiente, a sua atividade de educação pública e devolve à sociedade os benefícios pela sua ação, a um custo menor que o preço do mercado. Reconheceu-se um “agrupamento de valor” e, por isso, a caminho da “excelência”.