Doutoramento em Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Doutoramento em Educação por assunto "AFRICAN PEOPLES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Da etnomatemática à matemática : aplicações dos saberes e saberes fazer dos povos Mucubais e Himbas do sul de Angola-Namibe(2019) Lúcio, Alfredo Capitango de; Vieira, Nuno Miguel Cardoso, orient.A presente investigação centra-se no estudo da Etnomatemática dos subgrupos Mucubais e Himbas, do Sul de Angola-Nmaibe, na área dos saberes e saberes-fazer ligados à contagem e à geometria em artefactos como o eholo, batuque, construção de casas de pau a pique, bem como o jogo de owela. O objetivo deste trabalho consiste em mobilizar os elementos, na cultura dos povos Mucubais e Himbas, que se identificam como conhecimentos matemáticos, partindo da questão de investigação: que conhecimentos matemáticos são mobilizados pelos povos Mucubais e Himbas nos seus modos de vida? O estudo segue uma abordagem qualitativa, em que a descrição e interpretação pactuam juntas em vários momentos, tornando visível o alcance dos objetivos preconizados e a relação entre as descobertas efetuadas durante a fase de investigação, bem como a bibliografia eleita. Foi possível colocar em prática essa investigação observando os saberes dos povos da região sul de Angola-Namibe, no sentido de abordar os aspectos Etnomatemáticos daí se notabilizaram. Os resultados da pesquisa mostraram que desenvolvem práticas matemáticas que valorizam os aspectos culturais dos povos. Os resultados evidenciam perspectiva Pedagógica da Etnomatemática no seio da cultura e a importância do currículo trivium no quotidiano destes povos.